
Conheça a história de Ezequias, o rei que ganhou mais anos de vida do Senhor
Por: Maria Gabriela I Arte: Morvan Neto

Nome:
Ezequias significa Jeová é minha força
Época em que viveu:
de 740 a 686 antes de Cristo
(viveu 54 anos)
Textos principais:
2 Reis 18–20; 2 Crônicas 29–32; Isaías 36–39
Versículo-chave:
E assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e verdadeiro perante o Senhor, seu Deus. E em toda obra que começou no serviço da Casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, com todo o seu coração o fez e prosperou
(2 Crônicas 31. 20,21)
Limpando tudo
Quando Ezequias se tornou rei de Judá, o povo acreditava em ídolos e havia caído na pobreza. A idolatria teve influência do pai de Ezequias, Acaz, que chegou a fechar as portas do templo do Senhor. Nesse triste cenário, mesmo tão jovem, com apenas 25 anos, Ezequias estava determinado a restaurar a adoração ao Deus de Israel. Tão logo foi coroado, ele reabriu e purificou o templo, convocando os sacerdotes e levitas para santificarem a si e a casa do Senhor.
Tudo novo de novo
Além dessa purificação, Ezequias fez uma campanha para acabar com a idolatria em todo o reino. O rei destruiu a serpente de bronze de Moisés, porque até isso os israelitas estavam adorando. Mas não parou por aí: ele restaurou a celebração da Páscoa. As comemorações têm essa capacidade de unir as pessoas, e essa estratégia reacendeu a chama da fé no coração daquele povo.
A resposta para quem clama
Ezequias passou por uma situação difícil com o rei Senaqueribe. Este monarca invadiu Judá, após ter conquistado Samaria e ameaçado Jerusalém, exigindo a rendição da cidade e blasfemando contra Deus. Nesse momento, Ezequias demonstrou uma fé inabalável e clamou ao Altíssimo por livramento, e Ele logo lhe respondeu: garantiu proteger Jerusalém. Em uma única noite, um anjo do Senhor feriu 185 mil soldados assírios, forçando Senaqueribe a retirar-se derrotado.
O relógio de sol
Após a vitória sobre a Assíria, Ezequias ficou bastante doente e recebeu a visita de Isaías. O profeta informou que Ezequias morreria. Mais uma vez, a fé deste servo foi maior que a provação. Chorando muito, Ezequias orou intensamente, lembrando ao Senhor da sua fidelidade. Por causa desse clamor, o Todo-Poderoso acrescentou 15 anos à vida dele. O mais incrível foi a confirmação dessa promessa: Deus fez a sombra do relógio de sol retroceder dez graus!
Servo admirável
Um tempo depois, Ezequias deixou a vaidade falar mais alto e exibiu suas riquezas para os mensageiros da Babilônia. Isaías repreendeu aquela ação e profetizou a perda daquele tesouro futuramente para os babilônicos. Apesar desse engano, Ezequias é lembrado como um dos reis mais justos de Judá. Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor, deixando como marca a restauração da adoração verdadeira. Ezequias teve coragem diante das lutas. Sua história é um testemunho admirável de como a devoção a Deus pode transformar um povo mesmo em tempos sombrios.
O que aprender com a história de Ezequias:
– Adorar a Deus é muito importante.
– Sempre ore, pois o Senhor lhe responderá.
– Tenha atenção à Palavra.
– Tudo o que você faz hoje determinará seu sucesso de amanhã.
