Dois líderes levantados por Deus para
proteger e guiar o povo de Israel
Por: Maria Gabriela I Arte: Rafael Barsottelli
Depois de Gideão...
A Bíblia relata que, após a morte de Abimeleque, o Senhor levantou um servo para ajudar Israel. Mas, antes de citar nomes, você pode se perguntar: o juiz da edição anterior não foi Gideão? Sim, e Abimeleque foi um de seus filhos. Este homem reinou por apenas três anos, período bem inferior ao do seu pai, que liderou o povo por 40 anos. No entanto, foram tempos em que as pessoas, mais uma vez, afastaram-se do Senhor. Após a derrota de Abimeleque na cidade de Tebes, um novo juiz foi levantado por Deus. Ele se chamava Tola (Juízes 10.1,2).
Quem foi Tola?
As Escrituras indicam pouco a respeito dele. Elas mostram quem foi seu pai, qual foi a sua tribo e cidade. Pelo menos, temos pistas... Tola foi filho de Puá, neto de Dodô e pertenceu à tribo de Issacar. Essa tribo fazia parte das 12 tribos de Israel, que, assim como as outras, recebeu uma profecia do patriarca Jacó (Gênesis 49.14,15). Ela falava sobre força no trabalho e, depois, servidão.
A cidade do coração
Tola foi o sexto juiz de Israel e morou até o fim da vida na mesma cidade, Samir, localizada na região montanhosa de Efraim. Por isso, há estudiosos que falam que era um lugar onde ele gostava muito de estar. Provavelmente, sua influência como juiz durante 23 longos anos fez com que tivesse uma ótima aproximação com os moradores. Que pena não existir mais detalhes sobre a trajetória dele!
Não há registros no Texto Sagrado de Samir como uma das cidades conquistadas por Josué. Então, acredita-se que ela tenha se desenvolvido após a Terra Prometida ser dos israelitas.
Jair tinha 30 filhos?
Após a partida de Tola, outro juiz foi levantado pelo Senhor para guiar o povo no caminho da justiça. Jair era um gileadita e foi legislador entre sua gente durante 22 anos. Mas há um fato curioso mencionado sobre esse homem. Sabe quantos filhos ele tinha? Trinta. Mas não é isso que será destacado, porque, na época, essa realidade era comum. A questão é quando é dito que os filhos montavam trinta jumentos.
Gileade é uma região montanhosa, e foi citada pela primeira vez em Gênesis 31.21 (NVI), quando Jacó foi embora das terras de Labão, levando suas filhas e objetos. Em Josué 12.2, é apresentada a informação de que o rio Jaboque cortava a região.
As terras do rei Seon, que governava os amorreus, faziam parte de Gileade. Essa cidade também era conhecida pelo bálsamo curativo, um medicamento famoso na Antiguidade.
Donos da cidade
A confiança entre esse juiz e sua prole era boa. Os filhos dele tinham 30 cidades na região de Gileade. Por causa disso, esse vasto território recebeu o nome de “cidades de Jair”. Pode-se imaginar o quanto de riqueza e influência Jair possuía na época! A história desse juiz na Palavra também é curta, compreende Juízes capítulo 10, versículos de 3 a 5.
Servos fiéis do Altíssimo
Algo em comum no coração de Tola e Jair fez o Todo-Poderoso escolhê-los. Os israelitas sempre pediam ajuda após se renderem a outros deuses e sofrerem na mão de reis que não tinham piedade deles. Não há referência a nenhum opressor na época tanto de Tola quanto de Jair. Com isso, acredita-se que os dois tenham resolvido questões das tribos, focando em determinadas regiões. Pelo tempo que direcionaram o povo, certamente foram pessoas sábias e ouviram a voz do Criador. Por isso, seus nomes estão registrados nas Escrituras Sagradas!