
Nesta edição, você dará um pulo na Flórida (EUA),
o lar de um tesouro chamado Everglades!
Por: Sandro Miranda | Arte: Eric Codo

O que são os Everglades?
Imagine um rio tão largo e lento que parece um tapete de relva molhada. Esse é o Everglades, com mais de 20 mil quilômetros quadrados de pântano, que começa perto de Orlando e se estende até a baía da Flórida – aproximadamente 160 quilômetros de extensão e 97 quilômetros de largura!
Esse “rio de grama” (ou river of grass) flui tão lentamente que a água leva meses para chegar ao fim dele. Um paraíso para animais, como jacarés, pássaros coloridos, peixes e plantas raras, como os manguezais, que formam o maior sistema contínuo do mundo.
Por que os Everglades precisam de resgate?
No passado, mais de 50% desse ecossistema foi drenado para a agricultura e construção de cidades. Atualmente, menos da metade dos Everglades original sobrevive. Precisamos restaurar o que sobrou para manter a vida funcionando, tanto para os bichos quanto para quem mora na localidade.
Com o intuito de salvar a região, entrou em cena um projeto gigantesco: o Reservatório da Área Agrícola dos Everglades. Ele terá mais de 17 mil hectares (maior que a ilha de Manhattan, um dos cartões-postais dos EUA), divididos em duas construções essenciais: um reservatório de 10,5 mil hectares para estocar a água, e uma área de tratamento de 6,5 mil hectares para limpar essa água antes de devolvê-la para a natureza.
Água limpa para todos
O novo reservatório deve ajudar não apenas os Everglades, mas também milhões de pessoas que vivem lá. Ele melhorará o abastecimento de água potável, reduzirá problemas, como algas tóxicas, e protegerá praias e ecossistemas costeiros. Para cada dólar investido, espera-se o quádruplo em benefícios, como menos enchentes, mais segurança contra furacões e proteção da economia local.
O papel vital de um lago
O lago Okeechobee, a fonte de água dos Everglades, eleva seu nível durante as chuvas, o que causava transtornos antigamente. Agora, o imenso reservatório irá recolher essa água, limpá-la com cuidado e soltá-la aos poucos, permitindo que ela siga para o sul, como a natureza planejou. Essa medida faz parte de um plano de restauração ambiental, aprovado no ano de 2000 pelo Congresso dos Estados Unidos. É a maior iniciativa do tipo em toda a história americana, com dezenas de projetos e investimento bilionário, com conclusão prevista para os próximos 50 anos!
Um futuro mais seguro para todos
Com esse grande plano, os Everglades devem voltar a ser um lugar vibrante, limpo, cheio de plantas, pássaros e com água para as pessoas também. É como se estivéssemos dando um superabraço na natureza, garantindo um futuro brilhante para bichos e seres humanos viverem bem outra vez! Até a próxima parada ecológica!




