Por: Sandro Miranda I Arte: Eric Codo e Freepik
Aja e sinta
Pular, saltar, pedalar, nadar e correr são atividades realizadas à medida que você cresce. O corpo só descansa um pouquinho na hora de dormir. Várias sensações surgem quando seus braços e suas pernas estão em ação. Basta se lembrar daquele “frio” na barriga ao disputar o primeiro lugar em uma corrida, ou do coração batendo acelerado ao subir a escada e descer em um escorregador. Uma coisa é certa: essa agitação natural contribui para o seu desenvolvimento.
Pare, pense e siga
Ninguém nasce dando pirueta. Seria estranho se fosse assim, não é? Por isso, tudo é novidade para um bebê. Ele observa e imita os adultos. Seu primeiro desafio é ficar de pé, uma aventura e tanto! Cada tentativa termina com uma queda, mas, aos poucos, surgem os primeiros passinhos. O nome disso é coordenação motora, e ocorre quando o corpo obedece às ordens do cérebro.
Quando um bebê tenta ficar de pé rapidamente, acaba caindo e apoiando as mãos no chão. Vem daí a expressão “Trocar os pés pelas mãos”, usada quando as pessoas fazem algo com pressa e se atrapalham.
Viva a independência!
Conforme você aprende a se movimentar, torna-se mais independente. Por exemplo: se está no balanço e não há quem empurre o brinquedo, você pode dar um impulso com as próprias pernas e alcançar a altura e velocidade desejadas. Isso significa que não é mais necessário brincar com ninguém? Pelo contrário! A gangorra só fica divertida se existir alguém do outro lado. O esconde-esconde e o pega-pega têm mais graça com vários participantes. Estando só ou em grupo, o importante é se mexer!
O que interessa é a saúde
A cada movimento novo, você ganha mais confiança. Ao pular corda, é natural tropeçar no início, concorda? Porém, com a prática, o aprendizado vem. Há mais acertos, a coordenação motora aumenta, e o desempenho melhora. Assim, o corpo entende o estímulo recebido, e a sua mente se alegra com o desafio superado.
A partir disso, são produzidas substâncias indispensáveis, como a endorfina, a serotonina, a dopamina e a ocitocina. Elas são apelidadas de “hormônios da felicidade”, porque deixam as pessoas contentes e estimulam a produção de células vitais para o nosso bem-estar.
Energia de sobra
Você só conseguirá se movimentar adequadamente se estiver forte. Para isso, é primordial comer de maneira correta. Então, nada de deixar o café da manhã para depois ou abrir mão do almoço para ficar brincando, hein?! Lembre-se: o combustível do automóvel é a gasolina, e o do ser humano são os alimentos.
É fundamental fazer refeições saudáveis e dosar o consumo de hambúrgueres, pizzas e doces, pois, em excesso, essas delícias prejudicam quem as consome. Sendo assim, beba muita água, coma frutas, legumes, verduras e evite ingerir sal, açúcar, gorduras saturadas e frituras. Com esses cuidados, o seu corpo, que é a morada do Espírito Santo, estará em equilíbrio!
A partir disso, são produzidas substâncias indispensáveis, como a endorfina, a serotonina, a dopamina e a ocitocina. Elas são apelidadas de “hormônios da felicidade”, porque deixam as pessoas contentes e estimulam a produção de células vitais para o nosso bem-estar.