Movidos pela fé
Quem foram os hebreus? Descubra a história desse povo!
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli e Freepik
Para lá do Jordão
A abertura do mar Vermelho, o Sol parando no céu e as quedas dos muros de Jericó são alguns dos feitos milagrosos que marcaram a história dos hebreus na Bíblia. Antepassados dos judeus, eles viviam entre a Caldeia (Mesopotâmia), a terra de Canaã (Palestina) e o Egito. Tanto é que o termo hebreu designava um povo nômade (sem habitação fixa), a leste do rio Jordão.
Em busca da Terra Prometida
Sim! Quando finalmente chegaram a Belém, Maria e José estavam muito cansados. Eles haviam passado os três ou quatro dias anteriores viajando por um caminho complicado. A cidade estava lotada, pois outras pessoas também tinham ido até lá a fim de se registrarem. Com isso, não havia mais lugares nas hospedarias para o casal se acomodar. A chegada do menino Jesus estava próxima. Não passaria daquela noite! Então, José e Maria decidiram se abrigar em um estábulo (ou estrebaria), onde doPor volta de 2000 antes de Cristo, os hebreus seguiram para Canaã. Essa viagem ocorreu devido ao chamado de Deus a Abrão, a partir de uma profecia (Gênesis 12.1-5). Esse homem recebeu do Todo-Poderoso a missão de deixar Ur, na Mesopotâmia, e seguir em busca da Terra Prometida. E, assim, ele fez! Por causa disso, Abraão é considerado um dos grandes líderes desse povo. Inclusive, a primeira vez que o termo hebreu aparece na Bíblia é para se referir a ele (Gênesis 14.13). Coube a esse servo e à sua descendência (Isaque e Jacó) viver a era dos patriarcas, que ficou marcada na sociedade hebreia.rmiam alguns animais. E foi nesse local que o Rei dos reis veio ao mundo, conforme declara a Palavra (Lucas 2.7).
Terras férteis
De acordo com a narrativa bíblica, os hebreus tiveram de lutar contra os cananeus e filisteus pelas terras de Canaã. Eles se fixaram próximo ao vale do rio Jordão, onde havia terras férteis, e passaram a sobreviver por meio da criação de animais (pastoreio) e do cultivo agrícola, como o arado e métodos de irrigação que já eram utilizados para melhorar a produtividade do solo.
Libertos da escravidão
Ao contrário das civilizações que existiam até então, os hebreus eram monoteístas, isto é, cultuavam apenas a Deus. Eles acreditavam nos dez mandamentos, que foram entregues a Moisés pelo Criador, no monte Sinai. Aliás, coube a esse líder libertá--los! Aconteceu assim, após uma seca na Palestina: os hebreus partiram para o Egito, que era uma terra produtiva devido ao rio Nilo. Lá, no entanto, foram escravizados pelo Faraó por cerca de 400 anos.
No deserto
Moisés, que também pertencia àquela descendência, foi escolhido por Deus para salvá-los (Êxodo 3.14). Para isso, ele cruzou o mar Vermelho com todo o povo, por volta de 1500 antes de Cristo. Os hebreus ainda ficaram no deserto por 40 anos. Como você pode perceber, a história do povo para lá do Jordão gira em torno de idas e vindas em busca da Terra Prometida. Além de patriarcas, os hebreus foram governados por juízes e reis. Deus sempre escolhia alguém para conduzi-los às bênçãos.
5 Comments
Está linda a diagramação, as ilustrações, e o conteúdo formidável!
Amei o conteúdo de vcs
Olá, Andreia! Ficamos muito felizes com o seu comentário! Que Deus abençoe você e sua família!
Eu e meus filhos amamos o site. Ficamos muito felizes com mais este canal da palavra de Deus para as crianças.
Gostaríamos de saber se não terá mais novos episódios do “Midinho, o pequeno missionário”, pois assistimos todas as noites antes de dormir, e gostamos muito.
Estamos ansiosos por novos episódios, Deus abençoe e obrigada por compartilharem conteúdos tão bonitos e edificantes.
Olá, Fabíola! Ficamos felizes em saber que o nosso material agradou você e seu pequeno. Quanto aos desenhos do Midinho, o projeto requer um investimento alto financeiro e estou avaliando a possiblilidade de novos episódios.