Por: Diego Fraguas I Arte: Eric Codo, 123RF e Freepik
Existe o Dia do Refugiado?
Sim. O Dia Mundial do Refugiado acontece, anualmente, em 20 junho. Ele foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2001. Seu objetivo é relembrar a todos a existência de milhões de pessoas que são forçadas a abandonar a casa e seguir para outro país. Tudo isso mediante o perigo, as ameaças e o risco de morte, provocados por guerras, conflitos econômicos e sociais e eventos naturais, por exemplo. O indivíduo que enfrenta esse problema vive em situação de refúgio, sendo, portanto, um refugiado. Entendeu? É preciso que se tenha em mente que ele deixa a sua terra natal obrigado, por isso não é só um imigrante, que age assim por vontade própria. Essa é a diferença!
O que faz o citricultor?
Esse profissional é o responsável pelo cultivo das frutas cítricas, tais como o limão e a tangerina. Cabe a ele preparar o solo, plantar e fornecer os cuidados necessários para que as árvores possam crescer e produzir o fruto com a devida qualidade. Seu trabalho é muito importante, já que fornece um alimento natural, que oferece inúmeros benefícios à saúde. Além disso, a atividade do citricultor é bastante necessária para o comércio do país. O Brasil, por exemplo, é o maior produtor de laranja do mundo. Em 2020, foram quase 17 mil toneladas do fruto. Tudo isso graças à contribuição desse especialista. Incrível!
Os plásticos estão matando as tartarugas-marinhas?
Sim. Quando lançados nos oceanos, os plásticos passam a servir de morada para algas, micróbios e pequenos animais. Esse processo faz o material exalar um cheiro agradável a diversas outras espécies, como as tartarugas-marinhas. Elas são atraídas em direção ao plástico e o abocanham, achando que se trata de algas ou águas-vivas. O consumo desse lixo é prejudicial a esses répteis, que têm diversos problemas no corpo, como a obstrução dos intestinos, da garganta e o rompimento dos órgãos. Algo que leva grande parte das tartarugas à morte! Isso é grave! De acordo com dados do World Wildlife Fund (WWF), cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos todos os anos. É preciso reduzir essa poluição, pelo bem da vida marinha!
Por que os pássaros voam formando um “V”?
O método de voo em “V” dos pássaros não é feito por acaso. Trata-se de uma estratégia que as aves grandes (como cisnes e gansos) utilizam para gastar menos energia ao percorrer longas distâncias. Quando o líder bate as asas, vence a resistência do ar. Ele, geralmente, faz isso de forma mais acelerada que os demais do bando. Desse modo, faz com que haja um vácuo atrás dele, que permite aos outros pássaros planar de forma mais tranquila, economizando energia. Vale ressaltar que nem sempre o líder fica à frente. Ele pode ser substituído nessa posição para não se cansar muito.
Os oceanos são os pulmões do planeta?
Você já deve ter ouvido alguém dizer que a Amazônia é o pulmão do mundo. Apesar de ser fundamental para a Terra, a “grande floresta” não pode deter esse título. Pelo menos, não sozinha! Isso porque boa parte do oxigênio produzido na Amazônia é consumido lá, na decomposição de animais e plantas. Cabe, então, aos oceanos, por meio das algas marinhas, gerar uma grande quantidade do ar que respiramos. Ao todo, as algas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Florestas. Elas são as grandes responsáveis pela captura do gás carbônico e renovação do elemento químico fundamental à vida.
Esaú e Jacó eram gêmeos?
A Bíblia descreve que Esaú e Jacó eram filhos gêmeos de Isaque e Rebeca. No entanto, a passagem de Gênesis 25.21-26 mostra que eles não eram gêmeos idênticos, e sim fraternos. Além da aparência, já que Esaú era ruivo, e Jacó não, os irmãos também se comportavam de modo diferente. O primeiro a nascer, Esaú, era um caçador habilidoso, enquanto Jacó gostava de ajudar nas tarefas de casa. A história deles envolve um grande conflito devido à bênção da primogenitura e demonstra que Deus Se agrada da união dos irmãos.
Por que os ursos hibernam?
Algumas espécies de ursos hibernam para enfrentar o clima extremamente frio e a falta de alimento na época do inverno. No período da hibernação, os animais escolhem as raízes de uma grande árvore para se deitar ou cavam tocas rasas a fim de se abrigarem. Então, ficam quietinhos escondidos dormindo, onde passam um bom tempo sem beber, comer e fazer as necessidades fisiológicas. Nada do número 1 ou número 2! O sono prolongado pode durar até sete meses em algumas espécies, acredita? A hibernação diminui a temperatura e a frequência cardíaca e desacelera o metabolismo e a entrada de oxigênio no corpo. Sua ação faz as atividades do animal serem reduzidas, de forma a mantê-lo vivo em condições totalmente desfavoráveis.
De onde vem a palavra salada?
Salada é um prato frio, que se caracteriza pela mistura de ingredientes, como hortaliças, legumes, carne. Esse nome vem do italiano insalata, que significa salgada, e foi dado pelos romanos antigos para caracterizar um prato de vegetais crus, temperados com água e sal. Como você pode ver, a raiz da palavra salada é sal. Esse ingrediente era considerado valioso nas civilizações antigas, servindo de base para designar diversos outros termos, como saleiro, salgado, salário. Cabe ressaltar que a expressão salada ganhou outras conotações com o passar do tempo. Se ainda estivesse ligada ao ingrediente sal, jamais poderia ser usada para nomear a famosa salada de frutas que conhecemos.