Os meios de comunicação são importantes para a sociedade, mas podem apresentar conteúdos que desagradam a Deus
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli e Freepik
É preciso ter cuidado
Já imaginou como seria a vida sem os meios de comunicação? Você não teria como conversar com os seus pais e familiares a distância, saber sobre os fatos que acontecem no mundo de forma rápida e, muito menos, se divertir com a revista Turminha da Graça. Inviável, não é mesmo? A mídia em geral, como o jornal, a televisão e a internet, é fundamental. Porém, é preciso ter cuidado com ela. Apesar de oferecer benefícios à sociedade, nem tudo o que reproduz está de acordo com a Palavra. Há conteúdos nocivos e perigosos, que podem levar você para longe do caminho de Deus.
O que costuma assistir?
Se você é do time daqueles que gostam de passar horas e horas em frente à tela da televisão, do celular, tablet ou computador, está na hora de rever esse hábito. Além de fazer com que deixe de aprender, brincar e experimentar o mundo à sua volta, o que anda vendo pode afetar a sua comunhão com o Criador. A Pra. Joyce Braga, da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) no bairro Céu Azul, em Belo Horizonte (MG), faz um alerta: "O conteúdo assistido passa uma mensagem de amor, paz, alegria, união familiar, ou será que ele tem violência e, até mesmo, envolve outro tipo de mal?", questiona.
Tudo carrega uma mensagem
“Mas são só vídeos e desenhos...”, você pode estar pensando. A questão é que toda produção carrega uma mensagem, que pode influenciar o comportamento, especialmente na infância. Isso porque a personalidade (o conjunto de características que determinarão a forma da pessoa pensar, ser e agir quando adulta) é desenvolvida nessa fase. Em frente à tela, a criança se inspira no que vê. No caso de um desenho ou filme, ela se imagina sendo aquele personagem e tendo as mesmas atitudes que as dele. Você provavelmente já teve essa experiência!
É bom mesmo?
Veja bem, não é para você parar de assistir à TV, ouvir o rádio, navegar pela internet. Nada disso! A orientação é que não passe muito tempo fazendo somente isso e avalie o que integra parte de cada programação. Para isso, é sempre bom se lembrar do conselho de Davi: Não porei coisa má diante dos meus olhos (Salmo 101.3a). É importante também pedir aos seus responsáveis que analisem se o conteúdo é adequado à sua idade e se não há mensagens obscuras.
De olhos bem atentos
Olhe a imagem abaixo! Ela mostra uma menininha perguntando o nome do cachorrinho. A mulher responde: “Maligno! Ele não é fofinho?”. Perceba, o cachorro é fofinho, mas o nome dele diz respeito a algo ruim. A Bíblia remete a palavra maligno ao diabo (Mateus 13.19,38). A cena que acabou de ver tem uma mensagem subliminar, que conduz o espectador a um determinado tipo de pensamento ou comportamento, sem que ele note. O termo maligno nada tem a ver com fofinho, embora a ideia era fazer com que fosse.
Algo que contamina
Às vezes, um programa se “disfarça” de divertido e inocente, com bichinhos e cenários coloridos, mas trata de temas que não são próprios para crianças, ou tem um apresentador que fala palavrões e ensina a ter atitudes erradas. São maus exemplos! Com sua experiência, a Pra. Joyce Braga aconselha que esse tipo de conteúdo seja evitado. “Parece estar tudo bem, que não há problema assistir a ele, mas, no fundo, passa uma mensagem que trará contaminação para a mente e alma”, destaca.
Nada de proibidão!
O mesmo vale para as músicas, transmitidas no rádio ou nos streamings e clipes musicais na internet. Sim, antes de cantar ou dançar qualquer canção, preste atenção na letra que ela carrega! Caso contrário, de tanto ouvi-la, poderá internalizar e replicar o que ela diz. A orientação é seguir o que está na Palavra: Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca (Salmo 34.1).
Assista e ouça!
Os meios de comunicação proporcionam um enorme ganho à sociedade. Por meio deles, é possível adquirir conhecimentos, inclusive em relação à Bíblia Sagrada e aos valores que ela prega. Então, que tal assistir a desenhos que ensinem a você o Evangelho, ou acessar um site que lhe ofereça informação de qualidade para a escola? Cabe a você decidir o que vai ver ou ouvir. Nessa jornada, não se preocupe em estar na moda! Não siga o que os outros dizem, se for errado! As Escrituras declaram: Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes (1 Coríntios 15.33).