Quantos dentes você tem?
Saiba mais sobre os dentes e por que eles existem no corpo!
Por: Sandro Miranda I Arte: Samuel Barsottelli e Freepik
Kit de ferramentas
Deus é o Dono de toda a sabedoria e, por isso, ao criar o homem e a mulher, fez cada parte do corpo deles desempenhar uma função. Os dentes, por exemplo, são as estruturas que ficam na boca, responsáveis por cortar, amassar e triturar os alimentos. Se eles não existissem, a alimentação teria de ser toda líquida ou pastosa, porque seria impossível comer algo sólido. Já pensou em ter de engolir um pedaço inteiro de carne? Complicado! Além de gerar mais chance de sufocamento, por não passar pela garanta, o alimento seria difícil de ser digerido, caso chegasse até o estômago.
A famosa “janelinha”
Você já deve ter perdido um dente. Do nada, o dentinho começa a amolecer e cai, deixando uma “janelinha” na boca. Quando isso acontece, algumas crianças ficam envergonhadas e procuram fechar a boquinha para que ninguém veja o espaço vazio. Se isso ocorre com você, saiba que não precisa se sentir dessa maneira. Esse é um processo natural do corpo. Ele acontece porque o ser humano possui duas dentições: uma que dura por um determinado tempo, e outra que permanece a vida inteira.
Primeiros moradores
A dentição temporária começa a nascer por volta dos seis meses de idade. Os dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leites urgem para fazer a criança mastigar e engolir o alimento. Eles também contribuem para o começo da fala, facilitando a pronúncia das palavras. Além disso, auxiliam na formação do conjunto de ossos e músculos do rosto, reservando o espaço adequado para os dentes temporários. Tudo organizado!
Por que dentes de leite?
Grupo dos permanentes
A arcada temporária é constituída por 20 dentes de leites que, por volta dos cinco anos de idade, começam a ser substituídos pelos dentes permanentes. A dentição definitiva, no entanto, completa-se apenas na fase adulta, entre os 18 e 21 anos. Ela é formada por 32 dentes, classificados em quatro tipos diferentes. Mas, antes de saber sobre eles, é preciso conhecer a estrutura do dente. Quais são as suas partes? Como ele fica preso à boca? Do que é feito?
Será um osso?
Ele não é rei, mas tem coroa. Não é planta, mas tem raiz. Nem é humano, mas tem colo. Descobriu do que se trata? Do dente. É isso mesmo! Quando se olha para dentro da boca, a parte visível do dente é chamada de coroa. A área dentro do osso é denominada raiz. E a junção entre a coroa e a raiz recebe o nome de colo. Todo esse conjunto é composto por cálcio, fósforo e outros minerais. Muita gente acredita que o dente é um tipo de osso, mas isso não é verdade. As partes que sustentam o corpo também têm bastante colágeno, uma substância que dá flexibilidade, algo importante na absorção de impactos.
Trio poderoso
Há três estruturas importantes no dente. O esmalte é a parte dura e transparente que o envolve e o protege, funciona como um escudo. Abaixo dele, fica a dentina, responsável por defender a primeira camada, servindo de proteção para impactos externos. É ela que confere a cor branca aos dentinhos. Imagine uma armadura! Já a polpa é formada por vasos sanguíneos e terminações nervosas, sendo a parte mais profunda do dente, atua como um coração. É por isso que as cáries profundas geram tanta dor.
Cada um com seu trabalho!
A arcada dentária é composta por quatro tipos de dentes. São eles: incisivos, caninos, pré-molares e molares. Os incisivos ficam na parte da frente da boca e têm o formato ideal para o corte. Os caninos têm pontas agudas (cúspides) e coroa robusta em forma de cone. Cabem a eles rasgar e perfurar os alimentos. Os pré-molares são constituídos de duas pontas e atuam esmagando ou amassando a comida. Já os molares possuem várias pontas e ajudam na trituração. Há ainda os dentes sisos (terceiros molares), que podem nascer no final da adolescência. Eles, normalmente, são retirados da arcada. Como você pode ver, os dentes desempenham funções diferenciadas. Por isso, é preciso cuidar de cada um deles. Então, escove-os sempre, hein?!
2 Comments
Precisamos de filmes com mensagens de princípios e valores biblicos para os pequenos. Ate mesmo pra irmos ao cinema sabendo que iremos ver em forma de filme uma mensagens na linguagem deles. Porq os cinemas infantil tem deixado a desejar… Tenho dois sobrinhos Lucas e Marcelo, que são apaixonados pela turminha da graça, Midinho eles amam. E deixamos eles assitir qualquer episódio, pois sabemos que tudo que for passado tem base bíblica. Parabéns Turma da Graça!! Nossa crianças tem oq assitir. Lançem filmes tbm💗💗
Olá, Dani!
Concordamos com você. A questão é que todo esse material requer um investimento, o que costuma ser alto do ponto de vista financeiro. Por isso, pedimos que as pessoas sempre adquiram os livros, revistas e materiais que produzimos.
Assim temos condição de arcar com novas animações. Que Deus abençoe o Lucas e o Marcelo. Diga a eles que toda a nossa turminha mandou abração para os dois.