

Entenda o que é a angústia e como fazê-la sumir!
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli
Tudo ao mesmo tempo agora
Sabe aquele aperto no peito, como se algo estivesse errado, mesmo sem entender direito o quê? Ou aquele choro que vem do nada, um nó na garganta ou um medo que não passa? Isso pode ser angústia. Ela é uma mistura de emoções fortes, como medo, tristeza, preocupação e insegurança. Às vezes, aparece quando estamos esperando uma notícia, tendo um dia difícil, sentindo-nos sozinhos ou com saudades de alguém. Nessas horas, o corpo reage: podemos ter dor de barriga, batimentos acelerados, dificuldade para respirar ou vontade de ficar quietinhos no nosso canto.
Conforto na Palavra
A Bíblia não esconde as emoções humanas. Deus conhece o nosso coração e sabe que, em alguns momentos, a angústia pode aparecer. No livro de Salmos, que foi escrito em grande parte por Davi, encontramos passagens que falam sobre isso. Uma delas está registrada no capítulo 18, versículo 6: Na angústia, invoquei ao Senhor e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face. O Senhor não Se afasta quando estamos angustiados, Ele nos escuta e nos ajuda a vencer o que estamos sentindo.
Jesus sentiu a angústia
Você sabia que até o Mestre passou por um momento de angústia profunda? Foi na noite em que seria preso, no jardim do Getsêmani, pouco antes da cruz. As Escrituras declaram: E, posto em agonia, orava mais intensamente (Lucas 22.44a). Essa passagem mostra que o Salvador entende o que sentimos, pois viveu como nós e sabe o quanto certos momentos podem doer. No entanto, mesmo assim, escolheu confiar no Pai.
Como evitar (ou lidar com) a angústia?
Há maneiras de evitar que a angústia fique mais forte e também de enfrentá-la com coragem e fé. Converse com Deus – Ele é Pai, então você pode Lhe contar tudo. Leia a Bíblia, pois ela é fonte de conforto e sabedoria. Fale com alguém de confiança, como seus pais, professores ou líderes da igreja – ajuda muito! Além disso, guardar para si não é o melhor caminho. Escute louvores: músicas que falam do amor do Altíssimo podem acalmar o coração. Medite! Tenha momentos de silêncio, feche os olhos, inspire profundamente, sinta a própria respiração, os pulmões trabalhando. Tente não pensar em nada.
Deus é o Abrigo na tempestade
A angústia pode até bater à porta, tentando entrar como uma tempestade. Mas Deus é o Abrigo seguro para quem confia nEle. Você não está só! Pode chorar, pode orar – Jesus compreende a sua dor. Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes (Jeremias 33.3). Não tenha medo de pedir ajuda sempre que sentir necessidade. Um desabafo sempre é bem-vindo!
Versículos para serem compartilhados
Que tal escrever alguns versículos em papéis, recortar, dobrar e entregar para amigos e familiares? Na hora da angústia, eles podem ler e se sentir abraçados por você!
– Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (1 Pedro 5.7).
– Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus (Isaías 41.10a).
– Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito (Salmo 34.18).
