Por: Natan Souza | Arte: Banco de imagens Graça Kids e Freepik
Moldando o som
Você sabia que o violão pode fazer muitos sons diferentes? Para deixar as canções ainda mais bonitas, os violonistas usam algumas técnicas a fim de moldarem o timbre ou a intensidade das notas. Assim, é possível produzir sons suaves ou fortes, abafados ou abertos.
O nome das técnicas que ajudam os profissionais da música a criar melodias mais expressivas são: pizzicato, palm muting, harmônicos, hammer-on e pull-off. Parece complicado? Não se preocupe! Vamos explicar cada uma de um jeito simples.
Belisco do bem
Essa técnica é superinteressante! Nela, o músico toca as cordas para o som sair de maneira curta e abafada, como se estivesse tocando-as levemente, beliscando-as. Afinal, essa é a tradução do nome de origem italiana. O pizzicato é bastante usado em músicas clássicas e no jazz, para criar um som especial e delicado.
Entoando sinos
Eles são como pequenos brilhos na música. Para criar esse efeito, o violonista toca as cordas de leve em pontos específicos do braço do instrumento, criando um som agudo e cristalino. Parece até que o violão está tocando sinos! Essa técnica é usada por guitarristas em diversos estilos musicais e dá um toque especial à melodia.
Retorno suave
Já o pull-off é o oposto do hammer-on. Aqui, o violonista usa o dedo como uma pinça para puxar a corda. Fazendo, assim, o som volta para uma nota mais grave. Juntas, essas duas técnicas o ajudam a tocar notas rápidas e impressionantes, dando ainda mais fluidez à musica.
O truque dos roqueiros
Veja se não parece um truque do violinista: com a mão direita, o músico coloca um pedacinho da palma sobre as cordas para o som sair mais baixinho e controlado. O palm muting é perfeito para gêneros mais animados, como o rock e o metal.
Martelo musical
Essa técnica transforma as notas em algo mais suave e rápido. Para isso, o músico toca uma nota com a mão direita e usa outro dedo da mão esquerda para dar um tipo de “martelada” na corda. Imagine só! Seu dedo como um martelo, e a corda sendo um prego! Isso cria sons muito rápidos e fluidos.
E aí, qual técnica você vai tentar?
Como acabou de ver, o violão pode fazer sons suaves, como o vento, ou fortes, como o trovão. Assim, os violonistas criam músicas encantadoras, ideais para brincar, dançar ou apenas relaxar. Agora é sua vez! Como você prefere produzir os sons no violão? De maneira mais suave ou mais forte? Descubra os mistérios das técnicas nesse instrumento e divirta-se enquanto toca e explora novos sons!