Entenda esse universo moderno que chegou para dar mais tempo a todos!
Por: Sandro Miranda I Arte: Banco de imagens Graça Kids e Freepik
O que são fintechs?
Imagine que você está misturando duas coisas bem diferentes, como queijo minas com goiabada! Parece esquisito, mas esses alimentos formam uma combinação incrível chamada “romeu e julieta”. Fintech é uma mistura assim, mas de duas palavras: finanças e tecnologia. É uma maneira revolucionária de usar os serviços de um banco virtualmente.
“Fintechs são empresas de serviços financeiros, que competem com os bancos tradicionais [esses famosos vistos na rua e nas propagandas da TV] e investem fortemente em tecnologia para se destacar”, explica Anderson Anele, profissional da área de investimentos.
Inovações que facilitam a vida
As fintechs estão mudando a forma como se lida com o dinheiro. As inovações trazidas por esses bancos virtuais tornam tudo mais rápido e seguro. Ter uma noção do que são essas tecnologias ajudará você a tomar decisões financeiras mais inteligentes no futuro.
O uso de banco por meio de aplicativo abriu espaço também para a inclusão financeira, pois muitas pessoas que vivem em regiões afastadas das grandes cidades não possuíam acesso aos bancos físicos. Agora, elas podem pagar contas, fazer transferências e investimentos sem precisar se locomover.
Como isso funciona na prática?
Você já deve ter visto os adultos fazendo pagamento usando o celular ou falando sobre guardar dinheiro ou transferi-lo para outra pessoa, e isso eles fazem por meio das chamadas carteiras digitais. Todas essas transações ocorrem de maneira instantânea.
A facilidade é tanta que existe até um código de resposta rápida, o Quick Response Code, criado em 1994 por uma empresa japonesa. A abreviação dele é o famoso QR Code. Provavelmente, você já entrou em uma lanchonete, e, no balcão, havia uma placa com um código de barra bidimensional em formato quadrado. Apontando a câmera de um smarthphone para ele, o pagamento é feito na hora.
Segurança digital
Você entendeu que usar serviços financeiros on-line é prático, certo? Mas é preciso cuidado! Infelizmente, existem indivíduos mal-intencionados tentando aplicar golpes. Eles descobrem as senhas para fazer compras utilizando o nome de outras pessoas, por exemplo.
Anderson Anele sugeriu algumas dicas contra tentativas de fraude e roubo de informações bancárias. Leia atentamente as instruções a seguir e mostre aos seus pais como eles podem se proteger!
Conselhos do especialista:
– É importante não pôr dados pessoais em sites desconhecidos.
– Os dados do cartão devem ser usados apenas em compras em lugares confiáveis. Caso não conheça o site ou app, utilize cartões digitais de uso único, pois não comprometem a sua senha principal.
– Se receber ligações de pessoas se identificando como funcionários de bancos, nunca passe suas informações bancárias.
– Ficou em dúvida? Ligue para a instituição financeira com o número que já possui. Normalmente, ele fica atrás do cartão.
Fintechs ajudam na educação financeira?
Diversas fintechs contam com ferramentas que auxiliam na compreensão de como usar melhor o dinheiro. Existem vários aplicativos que oferecem esse suporte. Para o controle de gastos, há o Mobills, que detalha o destino do dinheiro. Quanto a economizar, há o PicPay, que ajuda na hora de fazer compras. Com a finalidade de investimentos, há o Warren, que ensina a investir de modo simples e seguro.
Soluções práticas
As empresas fintechs mais conhecidas apresentam soluções práticas para os clientes, tudo por meio da internet. A Nubank oferece cartão de crédito e conta digital sem tarifas. Ela começou em 2013, no Brasil, com um cartão sem muita burocracia, ou seja, sem processos longos e papeladas. A Revolut foi criada em 2015 e abre contas internacionais. A PayPal, desde 1998, facilita pagamentos on-line no mundo todo, sendo ótima para quem compra e vende pela rede. A plataforma financeira mais antiga dessa lista existe desde 1997: o Banco Inter. Ele dispõe a Conta Kids, como forma de estimular a educação financeira infantil. Vale a pena seus responsáveis pesquisarem mais sobre elas!
Novidades futuras
As criptomoedas, uma forma de dinheiro do mundo virtual, são usadas desde 2009. Elas não são fabricadas como as de metais que você conhece, nem fiscalizadas por bancos centrais. Porém, valem no mercado financeiro, e há quem diga que serão as moedas do futuro. Isso quer dizer que a maioria das pessoas irá usá-las para fazer compras ou terá serviços financeiros personalizados, graças à inteligência artificial. Já pensou no quanto esse cenário será incrível? Atualmente, a principal “cripto” do mercado é o Bitcoin, amplamente utilizado em alguns lugares. Porém, como ele é instável (seu valor cai e aumenta bastante de uma hora para outra), acaba sendo evitado por muitos.
Tempo bem utilizado
Essa modernidade dá às pessoas a chance de controlar o dinheiro por meio de aplicativos, sem filas gigantes e informações complicadas. E isso é uma baita oportunidade de ganhar uma das preciosidades da vida: o tempo. Assim, sua família pode desfrutar de vários momentos de qualidade, fazendo o que todos vocês gostam. Por falar em tempo, o que você acha de usá-lo para apresentar as informações que acabou de aprender aos seus amigos e familiares, hein?!