SUSTENIDOS E BEMÓIS
Por: Natan Souza I Arte: Samuel Barsottelli
Desde o começo desta editoria, você tem aprendido que existem sete notas naturais: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si. Na música ocidental, no entanto, há acidentes, chamados sustenido (#) e bemol (b), que “modificam” os sons básicos, de acordo com a escala. Dessa forma, as notas passam a ser 12 no total: Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá# – Sol – Sol# – Lá – Lá# e Si.
Um sustenido e um bemol, por definição, representam a menor distância entre duas notas. A diferença entre eles diz respeito ao semitom (confira na editoria: Intervalos entre as notas). Para entender melhor, é preciso conhecer a definição de cada acidente, bem como ele é representado nas teclas pretas do teclado.
O sustenido evidencia que a nota acompanhada deve ser elevada em um semitom. Representado pelo símbolo #, ele indica uma nota acima. Veja o exemplo abaixo:
Na escala de Dó, a primeira tecla branca é o Dó. Sendo assim, o Dó# (Dó sustenido) será a primeira tecla preta após o Dó natural.
A nota Ré segue a mesma definição. Desse modo, Ré# (Ré sustenido) é a segunda tecla preta, representada ao lado direito da nota Ré natural.
As demais notas seguem a mesma indicação. O Mi# (Mi sustenido), no entanto, não é representado pela tecla preta no teclado, e sim pela branca posterior. O mesmo acontece com o Si# (Si sustenido).
E quanto ao bemol? Representado pelo símbolo (b), ele evidencia que a nota acompanhada deve ser reduzida em um semitom. Na prática, ele indica uma nota abaixo. Confira o exemplo: O Láb (Lá bemol) é indicado pela tecla preta à esquerda da nota Lá natural.
O mesmo ocorre com o Sib (Si bemol), que fica à esquerda da nota Si natural. As demais notas seguem a mesma definição. O Fáb (Fá bemol), porém, não é representado pela tecla preta no teclado, e sim pela branca anterior. O mesmo acontece com o Dób (Dó bemol).
Como você pode ver, não é difícil identificar os sustenidos e bemóis. Vamos à prática com o instrumento musical teclado? Para isso, basta clicar no vídeo abaixo! Você pode tentar reproduzir o que está sendo ensinado e, com a autorização de seu responsável, postar o conteúdo nas redes sociais, marcando o perfil da @gracakidsbr e a #MusicandoTurminha.