Elas formam você!
As células fazem um trabalho em conjunto para a manutenção da vida!
Por: Sandro Miranda I Arte: Eric Codo, 123RF
Numerosas e variadas
Sabia que dentro do seu corpo há muitas células trabalhando? São mais de 50 trilhões atuando em conjunto para que você possa respirar, enxergar e até mesmo pensar. Por possuir várias células, os humanos são chamados de seres pluricelulares. Mas essas estruturas são tão complexas que alguns organismos pequeninos necessitam de apenas uma delas para realizar suas funções. Trata-se dos seres unicelulares, como as bactérias.
A união faz a força!
As células possuem diversos formatos. Podem ser achatadas ou cúbicas, por exemplo. Elas são tão minúsculas que apenas são visíveis por meio de um microscópio. Para entender melhor como atuam, pense no liga-pontos, um passatempo que há, inclusive, na revista da Turminha da Graça. Quando estão separados, os pontos não têm significado, porém, ao serem unidos, eles formam uma figura. Todos os pontos são importantes, assim como as células no corpo. Nesse caso, elas se juntam para formar os tecidos, e, assim, os órgãos.
Cochicho sem fim
Cabe às células fazer tudo funcionar dentro de você. São estruturas vivas, que carregam a informação genética de um organismo. Cada uma delas tem uma determinada função, e, por isso, precisam trocar informações o tempo inteiro. É como se ficassem cochichando para saber tudo o que está acontecendo no organismo e a maneira correta de agir. E não pense que elas descansam! O trabalho permanece o tempo inteiro, até quando você dorme!
Funções variadas
Algumas células têm a função de digerir nutrientes para gerar a própria energia. Outras podem se dividir, fazendo cópias delas mesmas, por meio da mitose. Já as células nervosas (conhecidas como neurônios) levam e trazem informações dentro do cérebro. Existem até os glóbulos vermelhos e brancos, que são células do sangue. O fato é que em cada tecido são encontradas diferentes células que estão ali para fazer o corpo funcionar 24 horas por dia.
Divisão celular
A maioria das células possui três partes: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. A membrana plasmática é uma parede fininha que envolve a célula. Ela funciona como uma espécie de pele, permitindo a entrada de certas substâncias. Já o citoplasma é um composto formado principalmente de água, que realiza funções para manter a célula viva. É nele que ficam as organelas, estruturas que transformam o alimento em pequenas partes, chamadas moléculas. Essa reação química é o que gera a energia e constrói o corpo. Para entender o funcionamento das organelas, basta lembrar do jogo de xadrez. O tabuleiro seria a célula, já as organelas as peças. Entendeu agora? Quanto ao núcleo, ele é o cérebro da célula, onde está o DNA, material genético responsável pelas características dos indivíduos, como a cor dos olhos e cabelos. Ele é o responsável pela organização do crescimento e reprodução da célula. Ufa! Deu para perceber que, apesar de pequenas, as células são complexas e fundamentais para o corpo. Sem o desenvolvimento delas, com certeza, a vida não seria possível! Curioso, né?
Plantas têm células?
Claro! As células vegetais formam flores, frutos e sementes. Elas contêm uma parede resistente, feita de celulose, para a proteção. É essa parede que mantém a planta firme o suficiente para crescer e se desenvolver. As células também possuem cloroplastos, onde fica a clorofila, substância química responsável pela fabricação do alimento. As plantas conseguem o que precisam a partir da luz solar, no processo de fotossíntese. Sim, elas não precisam ir ao surpermercado para comprar comida. Ainda bem, pois seria muito esquisito dar de cara com uma samambaia na fila do caixa!