
Saiba tudo sobre esse jogo rápido, cheio de movimentos e estratégias!
Por: Sandro Miranda | Arte: Rafael Barsottelli

Prepare as suas tacadas!
Você já ouviu falar no lacrosse? É um esporte coletivo, superdinâmico e disputado, com muita correria, passes e gols. Falando assim, parece até futebol, não é mesmo?! Mas existe uma diferença fundamental entre eles: o lacrosse é jogado com tacos, e não com os pés. Segurando um bastão, que tem uma rede na ponta, o atleta precisa pegar a bola com ele e lançá-la para o gol adversário.
O jogo nasceu há muitos séculos na América do Norte, onde foi criado por povos indígenas. Eles jogavam em cerimônias importantes, para treinamento de habilidades e caça.
Primeiríssima vez!
O lacrosse estreará nas Olimpíadas em 2028! A expectativa é que essa participação dê mais visibilidade ao esporte e aumente o número de praticantes, atraindo a curiosidade das pessoas. Nesse evento, o lacrosse será jogado na versão Sixes, que é mais rápida, com apenas seis jogadores em cada time. Vale a pena ficar de olho!

Onde esse jogo é praticado?
É muito popular nos Estados Unidos e no Canadá, mas também é jogado na Austrália, na Inglaterra, no Japão e em vários outros países. No Brasil, ainda é raro, mas já existem clubes e atletas apaixonados pelo esporte. Antigamente, o jogo era apenas para homens. Hoje, meninos e meninas participam de campeonatos, com regras adaptadas para cada idade.
As regras do esporte
Dois times disputam a partida. Cada um tem dez jogadores no campo, ou menos (em versões menores). O objetivo é colocar a bola, feita de borracha, dentro do gol adversário. É proibido o contato físico violento. Só é permitido segurar a bola com o crosse (o bastão com uma rede na ponta). Com ele, os atletas pegam, passam e arremessam a bola. É como se fosse uma mistura de hóquei, basquete e futebol, mas a bola fica no ar boa parte do tempo!
Quem dita as regras
Quem cuida das regras e dos campeonatos internacionais é a World Lacrosse (@wordlacrosse), organização que promove o esporte em várias nações e ajudou para que ele entrasse nas Olimpíadas. No Brasil, a responsabilidade está a cargo da CBL – Confederação Brasileira de Lacrosse. No site oficial (brasillacrosse.com), é possível acompanhar eventos, saber as últimas notícias e até ver como se tornar jogador ou jogadora profissional.




