Versículo-chave
Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença; pois o que tu, Senhor, abençoas, abençoado está para sempre.
1 Crônicas 17.27 – NVI
Mensagem de fé
Deus tem prazer em abençoar os Seus filhos. Ao olharmos as Escrituras, sentimos confiança e segurança no Senhor e no que Ele realiza. Vemos nas muitas promessas dEle e no envio de Jesus à cruz do Calvário o infinito amor do Altíssimo por nós, Sua Igreja. Alguns pensam que, com o pecado, o Altíssimo fez “reajustes” em Seu propósito para o homem. Porém, o intuito do Criador sempre foi este: ter uma família com muitos filhos semelhantes a Cristo. Por intermédio do Filho, temos acesso ao coração do Pai, que recompensa aqueles que O buscam (Hebreus 11.6).
Objetivos
– Reconhecer Deus como o nosso abençoador.
– Entender que fazemos parte da família do Altíssimo e herdamos promessas de bênçãos que são passadas de geração em geração.
Preparando a aula
Nesta lição, os alunos aprenderão sobre o primeiro livro de Crônicas. Nele, encontramos as genealogias do povo de Israel, bem como os acontecimentos vitoriosos do reinado de Davi. Esses registros nos mostram que o Senhor é o nosso abençoador e mantém a Sua promessa de geração em geração. Ore e peça a direção do Espírito Santo antes de iniciar a lição. Consulte outros livros de referência, como dicionários e comentários bíblicos. Organize a sala de aula e os materiais que serão utilizados. Para esta lição, será preciso:
– Preparar cartões com carinhas contendo expressões variadas (tristeza, felicidade, surpresa, irritação etc). Faça os moldes e recorte-os, colando todos em pedaços de cartolinas. Os desenhos podem ser repetidos, e cada aluno deverá receber um cartão com uma carinha.
– Fazer cópias das atividades para os alunos (páginas 84 e 85).
Recebendo os pequeninos
Crianças precisam ser acolhidas com alegria onde quer que cheguem: na escola, nas festas, na casa de amigos. Na Igreja, não é diferente. Então, receba os pequeninos com atenção e entusiasmo. Acomode-os em círculo e faça a chamada, apresentando os visitantes.
Converse sobre a semana que passou e pergunte se alguém tem algum relato para compartilhar. Deixe-os contar suas experiências! Em seguida, ofereça os cartões com as carinhas para eles. Peça a cada um que diga qual é o sentimento que a carinha escolhida expressa e pergunte o que faz a criança se sentir daquele jeito. Dê exemplos concretos. “A minha carinha é de alegria. Eu fico assim quando ganho um presente”. Depois que todos falarem, pergunte a eles qual sentimento deve ser cultivado e quais devem ser evitados.
Explique às herancinhas que Deus nos ajuda a vencer as dificuldades e, por meio da Sua Palavra, somos vencedores. Apresente o assunto da lição, argumentando que o primeiro livro de Crônicas fala sobre Davi, um homem que herdou promessas de bênçãos e dedicava todas as suas vitórias ao Criador.
Louvando ao Senhor
Davi tinha consciência de que sua força e suas conquistas vinham do Alto (1 Crônicas 17.16-21). Por isso, era um adorador e gostava de cantar, tocar harpa e dançar em louvor ao Todo-Poderoso. Seu coração era grato ao poder do Altíssimo, e ele O amava acima de todas as coisas. Incentive os alunos a adorar a Deus. Para este momento, sugerimos a canção Deus tremendo do álbum As melhores da Turminha volume 3 [você encontra essa música no site da Graça Kids].
Depois, conte a eles que Davi queria construir um templo para o Senhor. Para isso, ofereceu o que tinha de melhor na construção. Seguindo o exemplo dele, o povo também ofertou com alegria (1 Crônicas 29.1-9). Assim como eles, podemos entregar ofertas de gratidão ao Pai celeste por tudo o que Ele faz em nosso favor.
Descobrindo histórias…
— Não acredito que isso está acontecendo comigo! – pensou Silas, zangado (figura 1). — Sou o melhor aluno da sala! Não é justo que o Carlos tenha sido escolhido para representar a turma na competição de Matemática.
Silas era um bom menino, mas, ultimamente, estava agindo com arrogância. A avó dele ficou preocupada e resolveu chamá-lo para conversar.
— Sabe, Silas, a Bíblia conta que Davi vencia as guerras com coragem e força. Em certas ocasiões, acabou com um urso, um leão e até um gigante que se colocou contra a nação de Israel. Mas você acha que ele ficou se achando o máximo por isso?
Sem graça, Silas apenas deu de ombros.
— Davi, ainda jovem, foi ungido como rei pelo profeta Samuel e enfrentou lutas para assumir o trono de Israel. O filho de Jessé sempre louvava e agradecia ao Senhor pelas conquistas. Uma vez, seus três homens mais valentes passaram no meio do acampamento do exército filisteu para buscar água para ele. Quando Davi percebeu que eles se arriscaram apenas para lhe agradar, não bebeu a água. Preferiu oferecê-la a Deus, como forma de adoração (1 Crônicas 11.13-19) (figura 2).
— Mas eu também agradeço ao Senhor! – disse Silas, já mudando de ideia.
— O objetivo principal de Davi era reconhecer o Criador como seu grande abençoador – continuou a vovó. — Por isso, ele trouxe de volta a arca da Aliança para Jerusalém. Assim, as pessoas se alegraram, e o próprio Davi se juntou a elas, cantando e dançando por mais essa vitória (1 Crônicas 15.25-29) (figura 3).
Silas permaneceu atento à história, e a
vovó prosseguiu:
— Davi decidiu construir um templo para Deus, mas foi impedido pelo próprio Senhor, que lhe informou que isso seria tarefa do próximo rei de Israel. O rei, então, preparou tudo para o filho Salomão reinar. O povo viu a sua dedicação e contribuiu para a obra. Davi reconheceu que aquelas ofertas vinham do próprio Onipotente (1 Crônicas 29.1-22). Por meio da família dele, o Pai celestial enviou Jesus para nos salvar de todo o pecado (Mateus 1.1). Hoje, ao aceitarmos Cristo como Salvador, fazemos parte da família de Deus e herdamos as bênçãos descritas em Sua Palavra – finalizou a vovó.
Durante a noite, Silas refletiu bastante e pediu a Deus que o ajudasse a ser agradecido. Na manhã seguinte, ao encontrar o amigo na escola, disse: (figura 4)
— Parabéns, Carlos, você merece representar nossa turma na competição de Matemática. Se quiser, podemos estudar juntos!
Colocando em prática
Atividade 1
Entregue aos alunos os lápis e tenha sempre borrachas e apontadores disponíveis. De acordo com a história, oriente as crianças a citar três acontecimentos na vida de Davi que demonstram a adoração e gratidão dele ao Deus abençoador.
Atividade 2
Explique aos pequenos que eles devem ler as frases e encontrar as palavras sublinhadas no caça-palavras.
Hora da despedida
Peça aos alunos que ajudem você a arrumar a sala. Depois, fiquem em círculo novamente e lhes pergunte alguns motivos pelos quais devemos ser gratos e ore com eles. Deseje a todos uma semana de vitórias e os incentive a voltar à aula seguinte. Informe aos responsáveis sobre o que foi ensinado e peça que reforcem o conteúdo em casa.
4 Comments
Eu aprendi com essa leitura hj gloria a Deus por isso
Que bom, Caline! Ficamos muito felizes com o seu aprendizado! Deus a ilumine cada vez mais!
Louvado seja Deus pelas vossas vidas!!
Quão edificando as mensagens!!
Gratidão por nos permitir aprender mais de Deus por meio de tantos conteúdos bíblicos aqui colocados com tanta clareza.
Inês, ficamos imensamente felizes com seu comentário! Tudo o que fazemos é para honrar o Nome que há acima de todo nome. Deus a abençoe!