Texto-base: Números 33.1–36.13
Versículo-chave
Não contaminareis, pois, a terra na qual vós habitareis, no meio da qual eu habitarei; pois eu, o Senhor, habito no meio dos filhos de Israel.
Números 23.19
Mensagem de fé
A Bíblia está repleta de promessas para que alcancemos uma vida justa e íntegra diante do Senhor. O apóstolo Pedro, ao escrever sua segunda carta, ensina que tais dádivas foram dadas a nós a fim de sermos participantes da natureza divina e nos afastarmos da corrupção e do pecado (2 Pedro 1.3,4). Essas bênçãos são para nosso proveito e, sobretudo, para o caráter de Jesus ser formado em nós. Tomar posse delas é importante, porém, para isso, é fundamental que cada cristão viva segundo a vontade do Altíssimo, cumprindo os requisitos do Reino. Quando desagradamos ao Senhor, podemos facilmente deixar de desfrutar o melhor do que Ele tem para nós. No entanto, quando obedecemos às instruções das Sagradas Escrituras, agradamos ao Pai. Assim, colheremos os frutos dessa atitude.
Objetivos
– Compreender que é preciso tomar posse da bênção.
– Entender que é preciso se afastar de tudo o que desagrada ao Criador.
Preparando a aula
O objetivo dessa lição é promover o conhecimento da Palavra de Deus. Comece a preparar a aula no início da semana, evitando correria. Leia e pesquise mais sobre o assunto, para que todas as dúvidas sejam sanadas. Você precisará:
– Confeccionar uma cartolina com a frase: De qual bênção você toma posse?
– Fazer cópias das atividades para os alunos (páginas 84 e 85).
Recebendo os pequeninos
Seja receptivo com as crianças. Diga que deseja muitas bênçãos a cada uma delas. Crie expectativas a respeito da lição e faça a chamada, apresentando os visitantes. Convide a turma para orar, a fim de que agradeçam a Deus por mais uma oportunidade de aprender Sua Palavra.
Coloque os alunos em círculo e faça uma brincadeira para descontrair, ela se chamará: Tomo posse. Escreva o nome dos pequenos em tiras de papel e dobre-as uma por uma. Peça ajuda de um deles para realizar o sorteio. Quem for escolhido deverá responder, em voz alta, a pergunta do cartaz: De qual bênção você toma posse? Antes de começar a atividade, dê exemplos concretos, como: felicidade, alegria, sabedoria, amor. O objetivo da dinâmica é incentivar o diálogo sobre o assunto. Ela acaba quando todos da turma forem sorteados.
Comece a lição falando sobre a trajetória dos israelitas no deserto e explicando de que modo Deus orientava Moisés a instruí-los. Diga que, graças à obediência ao Senhor, Seu povo herdou a Terra Prometida. Contextualize o tema afirmando que, da mesma maneira, precisamos obedecer à Palavra para alcançarmos a vitória!
Louvando ao Senhor
Você gosta de receber elogios? Quando louvamos, fazemos exatamente isso com o Criador. Declaramos que Ele é o nosso Pai amoroso, bondoso e digno de toda a nossa adoração. Conte aos alunos que Josué e o povo de Israel estavam diante do rio Jordão, preparando-se para conquistar Canaã. Ao receberem as instruções do Altíssimo, eles não temeram, e sim seguiram em frente, rumo à bênção, pois confiaram plenamente no Senhor!
Para esta lição, sugerimos a canção Jesus é bom, da Turminha da Graça. Após o cântico, fale sobre o princípio da semeadura. Ensine que assim é a nossa oferta: ela cresce, multiplica-se e abençoa a casa de Deus.
Descobrindo histórias…
Helena voltou para casa chorando porque ninguém quis brincar com ela durante a Educação Física.
– Aconteceu alguma coisa na escola, querida? – perguntou a mãe, aflita.
– Ninguém me escolheu para o time, e ainda ficaram rindo de mim. – disse a menina, agarrada ao seu ursinho de pelúcia (figura 1).
– Filha, nós não podemos desistir facilmente. A Bíblia diz que temos de ser perseverantes e que devemos nos distanciar de tudo aquilo que desagrada a Deus.
– É por isso que eu vou me afastar de todas aquelas crianças chatas! – respondeu Helena, ainda aos prantos.
– Não é delas que estou falando! – discordou a mamãe. – Você está com medo de voltar ao colégio e precisa jogar fora esse sentimento, pois isso não agrada ao Senhor. O Livro Sagrado conta que o povo de Israel, mesmo passando por dificuldades, não desistiu de entrar na Terra Prometida (figura 2).
– Eu aposto que eles não sofreram igual a mim! – disse Helena, fazendo bico.
– Ah, é? Saiba que aquelas pessoas peregrinaram por 40 anos no deserto. A senhorita acha que foi fácil? E não acabou aí. Para entrar em Canaã, elas teriam de atravessar o grande rio Jordão.
– E o que aconteceu depois? – perguntou a menina, curiosa.
– Deus mandou que expulsassem todos os moradores daquela terra, pois eram cruéis, não O adoravam e tinham muitos ídolos (Números 33.50-56). O Altíssimo não queria que os israelitas fossem contaminados por eles, por isso ordenou ao Seu povo que se mantivesse afastado de todos os costumes e as idolatrias daquela gente. O Senhor não quer que deixemos o inimigo colocar sentimentos ruins no nosso interior.
– E o que eu devo fazer? – perguntou Helena, mais calma.
– Faça como as filhas de Zelofeade. O pai delas morreu no deserto, e, naquele tempo, as mulheres não tinham direito à herança. Nadinha! Mas elas não se conformaram e foram até Moisés para reivindicarem a bênção (figura 3). O profeta intercedeu em favor das moças, e Deus permitiu-lhes que ganhassem as terras do pai (Números 36.1-13).
No dia seguinte, Helena tomou coragem e foi à escola. Durante a aula de Educação Física, não se escondeu e ficou perto dos outros alunos. A professora pediu novamente que a turma formasse grupos. A menina estava nervosa, mas confiante. Para a sua surpresa, ela foi uma das primeiras a ser escolhida e pôde participar da brincadeira com os colegas (figura 4). Ao final, ainda contou-lhes sobre o que havia aprendido no dia anterior, compartilhando o amor de Deus com todos.
Colocando em prática
Entregue os lápis e as borrachas aos alunos e oriente-os na realização das atividades.
Atividade 1
Peça às crianças que completem as frases com as palavras que faltam em cada uma das alternativas.
Atividade 2
Com base na lição, oriente os alunos a pintar a cena que fala sobre as filhas de Zelofeade. Antes, relembre com eles a passagem que conta essa história.
Hora da despedida
Revise a aula, destacando os pontos principais da narrativa bíblica. Ore com as crianças e peça-lhes que deem as mãos e recitem o versículo-chave da lição. Dê um forte abraço em cada uma, lembrando-as de que, na próxima aula, a história continua.
4 Comments
Eu quero participar e receber mais informações
Oi, Silene! Todo mês, disponibilizamos uma lição para os professores e as professoras de escola bíblica. É só ir na seção “Professor”. Deus a abençoe!
Bom dia. Eu queria saber como faço pra conseguir uns exemplares de Bíblia mirim para dar de brinde no culto de ação e graça pregando o evangelho às pessoas não evangélicas. Por favor, me diga qual é a informação que vcs podem me dar. Fiquem na paz.
Olá, Elizabeth! Você encontra as Bíblias que deseja na seção Produtos. Clique lá e conheça todas que temos. A paz!