Texto-base: Deuteronômio 1.1–4.43
Versículo-chave
E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá para todo o sempre.
Deuteronômio 4.40
Mensagem de fé
Enquanto estivermos na Terra, seremos tentados a pecar. O pecado bate à nossa porta todos os dias e tem o objetivo de nos desviar da caminhada cristã (Gênesis 4.7). Por isso, a Bíblia declara que não devemos nos deixar dominar por ele, cedendo, por exemplo, às vontades da carne. Nós, cristãos, sujeitamos a nossa natureza pecaminosa ao poder de Cristo (Tiago 4.7a). Quando permanecemos na Palavra, encontramos a força necessária para anular toda transgressão à Palavra. Assim, alcançamos uma vida de graça, ficando bem distantes de tudo o que nos separa de Deus.
Objetivos
– Aprender a não repetir os erros do passado.
– Entender que é preciso preservar os ensinamentos do Senhor.
Preparando a aula
Depois de apresentar a trajetória do povo de Israel na última lição, agora será necessário repetir as Leis de Deus e iniciar o livro de Deuteronômio. Nele, encontramos os três discursos proferidos por Moisés na terra de Moabe. Para o estudo desse tema, leia atentamente o texto-base e pesquise em outras fontes, como livros e comentários bíblicos. Lembre-se de que é importante dar aos alunos a oportunidade de participar ativamente da aula. Desperte o interesse deles em relação ao assunto contextualizando a história com fatos que fazem parte do cotidiano dos pequenos. Organize a sala e separe o material a ser utilizado na lição. Você precisará:
– Escrever um discurso para a turma, mencionando seus sentimentos em relação à liderança que exerce no ministério. Faça o possível para transmitir uma mensagem de fé e ânimo.
– Fazer cópias das atividades para os alunos (páginas 84 e 85).
Recebendo os pequeninos
Receba as crianças com um sorriso sincero e acolhedor, deixando-as à vontade. Após cumprimentá-las, apresente os visitantes e faça uma oração para iniciar a aula. Relembre a jornada do povo de Israel pelo deserto e explique que estudarão o livro de Deuteronômio. Nele, estão os três discursos que Moisés fez antes de os israelitas entrarem em Canaã. Esse livro menciona a Lei de Deus e revela o amor do Pai pelo povo escolhido. Faça a dinâmica do telefone sem fio. É simples: ponha a turma em círculo e fale a seguinte frase no ouvido de um aluno, sem que os outros ouçam: Não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares (Josué 1.9b – ARA). Ele deverá repetir o que escutou no ouvido do colega ao lado, e, assim, sucessivamente. O último deve dizer a mensagem em voz alta. Geralmente, o resultado é engraçado, porque a frase dita nada tem a ver com a falada no início. Para finalizar a atividade, repita o versículo na íntegra, a fim de eles fixarem a Palavra.
Louvando ao Senhor
O primeiro discurso de Moisés relembra a trajetória dos israelitas pelo deserto. Ele desejava que o povo fosse livre de todo o pecado ao chegar à Terra Prometida. Para esta lição, sugerimos a canção Deus tremendo, do álbum As melhores da Turminha – Volume III. Após o louvor, ensine sobre as ofertas e recite o texto de Êxodo, capítulo 25, versículo 2: Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta. Ressalte que devemos ofertar em sinal de obediência e gratidão ao Criador e à Sua obra.
Descobrindo histórias…
João Gabriel e Ana Clara estavam muito felizes, pois a vovó Lourdes havia recebido alta do hospital e estava voltando para casa. Então, eles resolveram presenteá-la com um lindo álbum de fotografias que contava toda a trajetória de vida dela (figura 1). Com a ajuda da mãe, os pequenos recolheram as fotos e começaram a montagem.
— A vó Lourdes era uma bebê tão fofinha! – suspirou Ana Clara.
— Acho que aqui a vovó tinha a nossa idade – disse João Gabriel, apontando para outra foto.
— Que roupa esquisita! Como ela vestia uma coisa dessas? – questionou a menina.
— Era a moda naqueles tempos, filha, e a vovó estava muito chique! – respondeu a mamãe.
Depois de olharem várias fotografias e acharem graça dos looks e cabelos da época, Ana Clara se deparou com uma foto.
— Acho que não devemos dar esse álbum para a vovó – disse a menina. — Quando ela olhar a imagem do vovô Antônio, ficará triste! Não quero que se lembre de quando ele morreu!
— A vovó sabe que o vovô está com Jesus. Ao rever esse retrato, ela não se recordará da morte dele, e sim dos momentos bons que viveram juntos. A vida é feita de fases, queridos! – explicou a mãe.
— Isso mesmo! – concordou João Gabriel, afirmando: — Quando nos lembramos do passado, temos de ser gratos ao Senhor pela felicidade que tivemos. Além disso, precisamos reconhecer os erros que cometemos e aprender com eles, a fim de não repeti-los.
— É verdade, meu filho! – exclamou a mãe.
— Na Bíblia, Moisés fez isso com o povo de Deus. Antes de entrarem na Terra Prometida, ele relembrou às pessoas a trajetória do deserto, desde o Egito até Canaã (figura 2).
— Os israelitas reclamaram muito durante esse percurso, mamãe? – perguntou João Gabriel, curioso.
— Bastante! Moisés ouviu muitas murmurações, porque governou milhares de pessoas. Ele até pediu ajuda a alguns sábios e, quando finalmente se aproximou da Terra Prometida, enviou 12 homens para espiarem o lugar. Ao retornarem, eles disseram que a terra era boa, mas estava habitada por gigantes. Então, o povo voltou a murmurar dizendo que seria melhor que tivessem permanecidos no Egito. A atitude dos israelitas fez o Altíssimo decretar que apenas a nova geração entraria em Canaã. Com isso, eles andaram mais 40 anos pelo deserto, formando um novo povo (Deuteronômio 1.22-39).
— E o que aconteceu com Moisés?
—Também não entrou em Canaã por ter tomado uma atitude errada. Mas clamou a Deus, e o Senhor lhe permitiu avistar a terra de cima do monte Nebo (Deuteronômio 32.49) (figura 3).
— Uau! Deve ter sido um visual incrível! – vibrou João Gabriel.
— O líder advertiu os israelitas para que não cometessem os mesmos erros dos pais. A murmuração e a falta de confiança no Altíssimo não poderiam existir na nova terra. Eles deveriam preservar os ensinamentos do Senhor, reconhecendo-O como o único Deus.
Depois da história, as crianças se animaram e terminaram de preparar a surpresa para a vovó. Ela ficou tão contente que louvou ao Senhor por todos os anos de vida que Ele lhe concedeu (figura 4).
Colocando em prática
Entregue os lápis e as borrachas aos alunos e oriente-os na realização das atividades.
Atividade 1
Com base na lição, peça às crianças que respondam à questão abaixo e, em seguida, pintem o desenho.
Atividade 2
Oriente os alunos a responderem às questões de acordo com o que aprenderam em sala.
Hora da despedida
Finalize a aula explicando que nossa vida é transformada quando conhecemos o Senhor Jesus, e, assim, ficamos livres do pecado. Em razão disso, alerte cada herança para não repetir os erros do passado. Leia o discurso que preparou sobre liderar a turma e faça uma pequena revisão sobre o que foi ministrado em classe. Peça aos alunos que recitem o versículo-chave da lição. Em seguida, ore e se despeça deles com um afetuoso abraço.