De toboáguas gigantes a histórias do tempo do trem: as descobertas não têm fim nessa cidade
Por: Sandro Miranda | Arte: Stock Photo e Freepik
Orlando brasileira?
No interior do Estado de São Paulo, o município de Olímpia vem ganhando destaque como um centro de lugares incríveis para visitar. Situada a cerca de 430 quilômetros da capital, a cidade possui um clima tropical de altitude, com verões quentes e invernos amenos. Além disso, é famosa por suas águas mornas, que atraem turistas em busca de diversão e relaxamento.
Fundada em 1903, Olímpia cresceu com o desenvolvimento da cultura do café, que, posteriormente, deu lugar à agroindústria. Com o tempo, sua principal atividade econômica passou a ser o turismo, a ponto de ter sido reconhecida como Estância Turística em 2014. A região é chamada de Orlando brasileira. Já ouviu falar nessa cidade norte-americana? Nela, está localizado um parque de diversões renomado em todo o mundo.
Ao contrário do que muitos pensam, o nome Olímpia não foi dado à localidade por influência direta da cidade grega de Olímpia. Na verdade, foi uma homenagem do engenheiro Dr. Robert John Reid para a afilhada Maria Olímpia.
Capital do Folclore
O município valoriza a cultura brasileira, tanto que é considerado a Capital Nacional do Folclore, por causa do respeito pelas tradições culturais do nosso país nessa localidade. Ao longo do ano, são realizados vários eventos, como a Festa do Folclore, em que há apresentações de danças típicas e comidas deliciosas. Pense em uma tarde com pamonha, cural e bolo de milho na sua mesa! Isso só falando de alguns doces! Há também oficinas de artesanatos e contação de histórias. Os quase 56 mil olimpienses devem ficar empolgados com a comemoração.
De volta para o passado
Você já tirou foto perto de uma Maria Fumaça? A locomotiva é um item das exposições da Estação Cultural de Olímpia (ECO). Mas isso não é por acaso: a Estação Ferroviária de Olímpia, desativada em 1968, funcionava onde está situada a ECO atualmente. As obras do centro cultural começaram em 2019. Nele, há salas administrativas, atividades para crianças e ambientes para apresentações culturais.
Exploradores da natureza
Após andar pelo centro cultural, você poderá conhecer o Parque Gruta dos índios. Ele é famoso por suas grutas e formações rochosas. O espaço é rodeado de áreas verdes, com lindos bosques, jardins, várias espécies de animais e árvores centenárias. Um local que encanta os apaixonados pela natureza!
Aventuras aquáticas
Quem visita Olímpia não pode perder a oportunidade de mergulhar em suas águas quentinhas. O Thermas dos Laranjais é um dos maiores parques aquáticos do Brasil, sendo o quarto mais visitado no mundo. Imagine piscinas de todos os formatos, muitos toboáguas e a única pista de surfe indoor em meia-lua da América Latina. Dá até vontade de visitar! O Hot Beach é outro parque de grandes proporções nesse cenário. Além das atrações aquáticas, ele oferece espaços temáticos e áreas que são um convite à imaginação infantil.
O interior da Terra é como um grande forno, bem quente. Quando a água da chuva se infiltra e vai para o fundo do planeta, ela se aproxima desse “forno” e fica quentinha. Essa água quente encontra caminhos para voltar à superfície, como se fossem pequenos canais no solo. Quando aparece nas fontes de Olímpia, esse reservatório ainda está bem quentinho, com temperaturas que variam entre 32 e 38 graus Celsius.
Tradição e modernidade juntas
Combinando passado e futuro, Olímpia se estabelece como um dos destinos imperdíveis no interior de São Paulo. Seja para mergulhar nas águas termais e explorar a vida no campo, seja para se deliciar com sabores especiais, a cidade promete experiências incríveis e divertidas aos seus visitantes.