

Josias teve em suas mãos a Palavra de Deus e ensinou o povo a se voltar para ela novamente!

Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli
Na linhagem do trono
Josias viveu cerca de 600 anos antes de Cristo. Ele era tataraneto do famoso Ezequias, um rei que confiou muito em Deus. Mas o pai de Josias, o rei Amom, e o avô, Manassés, não seguiram esse bom exemplo. Eles governaram com injustiça, afastaram-se do Criador e deixaram o povo adorar ídolos. Durante o reinado deles, o templo estava abandonado, e as pessoas já nem sabiam mais o que era a Lei do Senhor!
A Lei do Senhor diz respeito aos Dez Mandamentos, com os ensinamentos que o Altíssimo transmitiu ao povo por intermédio de Moisés.
Uma terra bagunçada
No tempo de Josias, o povo de Judá estava dividido. Alguns ainda se lembravam de Deus, mas a maioria seguia outros deuses, como Baal ou Aserá. Era comum ver esculturas nas ruas e até dentro do templo! As pessoas achavam normal consultar a divinhos e fazer sacrifícios estranhos. Era como se o país tivesse esquecido quem o Senhor era de verdade!
Um reinado transformador
Tudo ia de mal a pior, no entanto, quando Josias se tornou rei, houve mudanças significativas! Em suas orações, ele pedia aconselhamentos, sabedoria e também agradecia por todas as bênçãos alcançadas. Foi assim que, aos 20 anos, Josias estava derrubando altares falsos, quebrando imagens de deuses e limpando aquela nação do que ofendia o Deus verdadeiro. E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda (2 Reis 22.2).
Além disso, o Império Assírio, que tinha dominado boa parte da região, estava começando a enfraquecer. Isso deu a Josias a chance de expandir suas fronteiras.
Josias reconquistou territórios próximos a Samaria e a Megido, regiões em Israel.
Ele rasgou as próprias roupas
O momento mais marcante do reinado de Josias aconteceu quando ele tinha 26 anos. Durante uma reforma no templo, o sacerdote Hilquias encontrou um livro empoeirado e antigo. Aparentemente, era apenas mais um entre tantos. Porém, diante dos seus olhos, estava um tesouro: era o livro da Lei do Senhor em forma de pergaminho, contendo, provavelmente, os primeiros livros da Bíblia, escritos por Moisés.
A escrita dos pergaminhos, feitos de folhas da planta papiro na época de Josias, ficava em colunas estreitas, lidas da direita para a esquerda.
Leitura em voz alta
Quando o livro foi lido diante de Josias, ele ficou impactado, porque percebeu que o povo estava longe do que o Pai celestial ensinava. Na hora, seu descontentamento foi tão grande que ele rasgou suas roupas em sinal de arrependimento (2 Reis 22.11).
O monarca sabia que não podia ficar de braços cruzados.
A mensagem do Todo-Poderoso foi lida também para o povo em voz alta (2 Reis 23.2).
Safã foi o escriba que realizou a leitura para o rei. Os escribas eram as pessoas que liam e escreviam naqueles tempos. Um israelita era treinado de 15 a 20 anos para exercer essa função.
Um rei corajoso e fiel
Os feitos de Josias jamais foram esquecidos. Ele conseguiu renovar a aliança do povo com o único e verdadeiro Deus e celebrou a Páscoa como nunca tinha sido feito (2 Crônicas 35.18). A sua história ficou para sempre marcada como a de um rei que buscou o Senhor durante toda a sua vida e, com coragem, tentou mudar o rumo do povo antes que fosse tarde demais.