
O rei Davi demonstrava seu amor e sua fidelidade a Deus em canções
Por: Maria Gabriela I Arte: Morvan Neto

Nome:
Davi significa o amado
Época em que viveu:
de 1040 a 970 antes
de Cristo
Texto principal:
1 Samuel 16 – 1 Reis 2
Versículo-chave:
E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade
(Atos 13.22)
Um pastor de Belém
Davi era o caçula dos oito filhos de Jessé, um homem da tribo de Belém. O jovem trabalhava como pastor de ovelhas para ajudar a família, uma atividade comum naquela época. A tarefa diária, possivelmente, dava a ele tempo de ter boas conversas com Deus nos campos verdinhos da sua região. Davi tinha um amor profundo pelo Criador, por isso se tornaria alguém muito importante para seu povo.
É este, esse ou aquele?
Deus Se arrependeu de ter escolhido Saul para ser rei de Israel. Então, Ele enviou Samuel à casa de Jessé para ungir um de seus filhos. Lá, o profeta pensou que o futuro monarca poderia ser Eliabe. Porém, o Senhor deixou claro que não se importava com a aparência, nem com a altura de ninguém, Ele enxergava mesmo era o coração da pessoa. Depois, vieram Abinadabe e Simeia, mas o eleito não era nenhum dos sete rapazes. Assim que o caçula chegou, Samuel soube que era ele o escolhido e derramou o óleo ungido sobre sua cabeça, e o Espírito de Deus entrou em Davi.
Um gigante na sua frente
Certa vez, o pequeno valente enfrentou Golias, um homenzarrão da cidade de Gate que afrontava o povo de Israel. O grandalhão estava preparado para o embate da cabeça aos pés, mas Davi tinha o Senhor com ele, por isso disse a seu oponente: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos. Com uma funda, Davi atirou uma pedra na testa do gigante, e ele caiu para nunca mais se levantar.
Uma amizade verdadeira
Após se destacar na vitória contra Golias, o jovem pastor esteve diante de Saul e de Jônatas, o filho do monarca. Desse dia em diante, surgiu uma amizade tão forte entre Davi e Jônatas que eles se tornaram como irmãos. Saul levou Davi para morar em sua casa. Por se sair bem em vários lugares para onde foi enviado, Davi foi nomeado comandante do exército; e tanto os sodados quanto o povo o admiravam. No entanto, uma pessoa deixaria de gostar dele.
Fugindo do inimigo
Saul passou a sentir inveja de Davi. Além disso, não aceitava perder o trono. Por isso, Davi teve de fugir e passou anos escapando das ameaças do monarca, e não tinha coragem de revidar porque o respeitava. Após a morte de Saul, Davi se tornou rei de Judá, primeira tribo a reconhecê-lo como líder. Nessa época, ele tinha 30 anos.
Finalmente, rei de todos
Após governar Judá por sete anos, todas as tribos reconheceram Davi como rei. Assim, houve a união do povo de Deus. A primeira decisão que tomou em seu reinado foi escolher uma nova capital, Jerusalém. Nela, Davi construiu o tabernáculo, local de adoração a Deus e, para lá, levou a arca da Aliança, um símbolo sagrado para os israelitas.
Erros e acertos
Davi viveu uma trajetória de conquistas e acertos, mas também de erros. Como na vez em que se apaixonou por Bate-Seba, a esposa de Urias, um soldado de seu exército, e o enviou a uma batalha para ele morrer. Por intermédio do profeta Natã, Deus reprovou essa atitude de Davi, que lamentou pelo erro cometido, mas teve de assumir as consequências daquele mal. Sempre que errava, ele se arrependia profundamente, por isso o Altíssimo lhe perdoava (Salmo 51.1).
Segundo o coração de Deus
Davi decidiu construir um templo para o Senhor, que substituiria o tabernáculo. Ele desejava que aquele fosse o maior santuário que poderia existir. Porém, a finalização dessa megaobra não seria feita por ele, e sim pelo filho que teve com Bate-Seba, Salomão. No fim de sua vida, Davi deu orientações ao herdeiro, instruindo-o a seguir os mandamentos e as leis de Deus. Não foi à toa que o Todo-Poderoso declarou que Davi era um homem segundo o Seu coração. Esse rei foi fiel ao Criador até o seu último suspiro.
O que aprender com a história de Davi:
– Deus enxerga você maior do que você imagina.
– Faça questão de ter comunhão com o Senhor.
– Amigos de verdade estarão ao seu lado em qualquer situação.
– Se você errar, tenha humildade de pedir perdão para o Pai de todo o coração.
