Adão foi criado à imagem e semelhança de Deus, mas caiu em tentação
Por: Diego FraguasI Arte: Morvan Neto e Freepik
Nome:
Adão, que significa humanidade
Época em que viveu:
930 anos desde o início da humanidade
Texto principal:
Gênesis 2.7–5.5
Versículo-chave:
Então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi (Gênesis 3.12); Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo (1 Coríntios 15.22).
Criado à imagem de Deus
Primeiro ser humano a habitar na Terra, Adão foi concebido no sexto dia da criação, com os demais animais terrestres. Porém, ele foi feito por Deus de maneira especial: à sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26,27). Essa característica o diferenciaria de todo o resto. O primeiro homem teria inteligência, consciência, raciocínio e refletiria o amor do Altíssimo a todos.
Imagine ser a única pessoa no mundo!
Já nascer adulto e não ter pai, mãe, parente, amigo ou vizinho. Isso pode soar estranho, mas, no caso de Adão, tudo não passou de uma grande novidade de vida.
Posição de governo
Adão foi colocado no jardim do Éden e recebeu o domínio, isto é, a posição de governo sobre toda a criatura terrena (Gênesis 1.27,28). Foi ele inclusive quem deu nome aos animais. Suas tarefas envolviam cuidar daquele lugar e cultivá-lo, como um perfeito zelador, jardineiro e fazendeiro. Ele era o líder e devia obediência somente ao Criador, com quem conversava. Que privilégio! No local onde vivia, ele só não poderia comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Companhia especial
Para ajudá-lo a cumprir todas as tarefas no jardim, Deus fez a mulher, Eva (Gênesis 2.21-24). Ela foi criada a partir de uma das costelas de Adão. Como aquele servo deve ter ficado feliz com a chegada de uma ajudadora! Ele possivelmente apresentou as plantas, os animais e tudo o que havia no Éden para ela. Por serem inocentes, eles sequer usavam roupas.
A queda do primeiro homem
Apesar de puro, Adão não resistiu à primeira tentação enfrentada (Gênesis 3.1-7). Tudo aconteceu quando Eva foi enganada pela “serpente” e comeu do fruto proibido. Além disso, ela o ofereceu ao marido, que também o consumiu, mesmo sabendo que estava agindo errado. Nesse momento, toda a pureza da criação se corrompeu com o pecado, devido à desobediência à Palavra do Senhor.
A vergonha do pecado
Contaminados pelo mal, Adão e Eva perceberam que estavam sem roupas e correram para costurar folhas de figueiras para se vestirem. Eles se esconderam, mas foram descobertos pelo Altíssimo. Adão ainda tentou jogar a culpa pelo ocorrido sobre a mulher. Por não terem obedecido à ordem do Todo-Poderoso, o casal foi punido. O trabalho de Adão de lavrar a terra passou a ser algo cansativo. Ele foi expulso do Paraíso, com Eva, e ficou para sempre separado do Pai celeste.
O que aprender com a história de Adão
- O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus.
- O Criador revela a Sua vontade de forma clara.
- Cada um tem o poder de decisão para escolher fazer o certo ou o errado.
- Quem comete o pecado deve se arrepender e confessar o erro, e não culpar os outros ou tentar justificar o mal diante das circunstâncias.
- Há dois caminhos na vida: o de Adão, que leva à morte, e o de Jesus, que leva à salvação.