
Por: Natan Souza | Arte: Samuel Barsottelli e Freepik

Para saber as escalas musicais e as melodias que pode tocar no violão, você precisa encontrar as notas que formam todas elas. Será muito legal explorar as casas (linhas horizontais) e os trastes (linhas verticais) do braço do instrumento!
O violão possui seis cordas, e cada uma delas tem um nome associado a uma nota musical. Isso servirá como uma bússola para você encontrar as notas no braço do violão. É importante dizer que os nomes das cordas representam cinco das sete notas musicais básicas. Veja:

Percebeu que a nota Mi aparece duas vezes? Contada de cima para baixo, a primeira corda Mi (E) é mais fininha e tem um som mais agudo (como o pio de um passarinho). Já a sexta corda Mi (E) é mais grossa e tem um som mais grave (como o rugido de um leão). Entenda que a ordem das cordas do violão é sempre contada da mais aguda para a mais grave.

Para reconhecer as notas, é possível seguir o mesmo conhecimento sobre a distância entre elas no teclado. Vamos relembrar? As notas podem ter um tom ou um semitom entre elas. Tom é a distância padrão entre duas notas musicais. Semitom é a distância entre duas notas musicais, que é menor que um tom. Observe o esquema ao lado:

As notas acima que possuem a distância de um quadradinho têm um tom entre elas. E as notas que são coladinhas uma na outra (como é o exemplo do Mi e do Fá e também do Si e do Dó) têm a distância de um semitom entre elas.
Agora, vamos descobrir a escala cromática no violão. Essa é uma sequência de notas que segue a ordem de semitom por semitom, passando por todas as notas que a corda pode produzir no braço do violão, incluindo a que já possui os sustenidos (#) e bemóis (b). Que tal começar pela corda Mi? Dê uma olhada:
Vale trazer à memória o que esses símbolos significam. Sustenido é usado para aumentar a altura de uma nota em um semitom, assim, ele fica ligeiramente mais agudo. Já o bemol diminui a altura de uma nota em um semitom, deixando-o um pouco mais grave.
Com o mesmo raciocínio em todo o braço do violão, é possível descobrir as notas que podemos tocar com nosso instrumento. Olhe com atenção cada uma!

É desta maneira que é construída as diferentes formas de tocar a escala de Dó, por exemplo: Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó

Para tocar a sequência anterior, basta achar as notas na ordem preestabelecida: Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó

Ao aprender a identificar as notas musicais no braço do violão, fica mais fácil e rápido tocar o som desejado. Agora, experimente criar a própria sequência de notas musicais! Lembre-se, a persistência leva ao sucesso. E não se esqueça: aprender um instrumento musical exige estudo e prática. Até nossa próxima lição!