
A trajetória de três juízes que deixaram um legado de fé e liderança.
Por: Maria Gabriela I Arte: Rafael Barsottelli

Os top dez
A partir desta edição, iniciamos uma nova série que prenderá sua atenção! Será uma jornada inesquecível para o antigo Israel, na qual conheceremos alguns reis, o modo de viver deles e as curiosidades a respeito de suas histórias. Contaremos o que cada um dos dez monarcas selecionados fez que agradou ao Todo-Poderoso.
Antes dos reis
Antes de ter um rei, Israel era guiado por juízes, homens e mulheres que Deus levantava porque as pessoas se afastavam dEle (Juízes 2.16,17). Após a conquista da Terra Prometida, os hebreus conviveram com povos de outros costumes, como os cananeus, e acabaram imitando suas práticas.
O profeta que ungiu o primeiro rei
Samuel foi o último juiz e um profeta reconhecido por todos (1 Samuel 3.20). Com sua orientação, os hebreus voltaram para o Senhor. Com o passar dos anos, vendo que as nações vizinhas tinham um rei, recebendo ataques dos filisteus e percebendo que os filhos de Samuel não seriam iguais ao pai, o povo pediu um líder. Samuel não queria isso, mas Deus permitiu, e o profeta ungiu Saul, que foi o primeiro rei de Israel (1 Samuel 10.1).
Muitos povos eram inimigos de Israel: cananeus, amalequitas, edomitas, entre outros. Mas o arqui-inimigo do povo de Deus eram os filisteus. Eles chegaram a roubar a arca da aliança (1 Samuel 4.17).
Os coroados
Ao longo dos séculos, o povo de Deus teve 43 reis. Foram cinco antes da divisão das tribos de Israel (Saul, Isbosete, Davi, Salomão e Roboão), e, depois da divisão, 19 em Israel e 19 em Judá. Desse total, dez fizeram o que era reto aos olhos de Deus, mesmo tendo suas falhas. São esses que você conhecerá mais de perto.
Israel unido
Davi foi escolhido por Deus como sucessor de Saul e permaneceu no poder por 40 anos, quando Israel ainda era unificado. O rei Davi era segundo o coração do Senhor (Atos 13.22). Ele sempre foi corajoso, participando de batalhas para defender o povo (2 Samuel 8.14). Em seguida, reinou o filho de Davi, Salomão. Diante de qualquer bênção que poderia pedir ao Senhor, Salomão quis ter sabedoria (1 Reis 3.9). Finalmente, o último rei antes da divisão das tribos foi Roboão, filho de Salomão.
Davi foi coroado rei em Judá, depois que as outras tribos o aceitaram. No mesmo tempo em que Davi liderava Judá, Isbosete, filho de Saul,
era rei de Israel.
A separação
O sonho de um reino unido foi desmoronado. O povo já estava descontente no fim do reinado de Salomão. Quando Roboão subiu ao trono, foram falar com ele sobre os impostos, que eram altos demais, pediram que essa carga diminuísse. Mas o novo rei seguiu os conselhos errados, e houve o rompimento de dez tribos do Norte. A partir daí, o reino foi dividido em Norte, Israel, e Sul, Judá. Muitos reis vieram trazendo paz, outros guerrearam para não sair do poder ou para proteger o povo, houve aqueles que adoraram vários deuses, os que foram mais duros e os justos.
Você acompanhará a trajetória de Davi, Salomão, Asa, Josias, Ezequias, Josafá, Uzias, Joás, Jotão e Amazias. Muitas vezes, eles andaram no caminho do Senhor e seguiram Seus conselhos. Será uma incrível aventura no reino desses corajosos servos de Deus.