
Você faz ideia por onde ela passa e como funciona? Siga em frente com a TG e descubra!
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli

Os fios que ligam o mundo!
Você ouve falar tanto de internet, mas por onde ela passa, afinal? Muita gente imagina que ela “mora nas nuvens”, no entanto a verdade é que a maior parte dessa rede está em outro lugar: no fundo do mar!
Por essa você não esperava, né?! Debaixo dos oceanos, existem cabos gigantes, que viajam por milhares de quilômetros. É como se o mundo inteiro estivesse conectado por uma teia submarina!
Estradas aquáticas
Os cabos submarinos são tubos longos e resistentes que transmitem dados entre países e continentes. Eles funcionam como “estradas”, por onde passam as informações que você envia e recebe quando assiste a um vídeo, faz uma ligação on-line ou manda uma mensagem.
Mais de 95% da internet mundial viaja por essas estruturas. O satélite ajuda em algumas regiões, porém é o fundo do mar que faz a maior parte do trabalho!
Estrutura tecnológica
Por fora, parece um cabo comum, mas, por dentro, é uma engenhoca supertecnológica! Cada cabo tem camadas de proteção, como aço, plástico e cobre, para resistir à pressão e à água salgada. No meio, ficam os fios de fibra óptica, responsáveis por transmitir a luz que carrega as informações. Essas luzes piscam rápido, e cada piscada é um pedacinho de dado viajando pelo oceano – como se fossem milhões de lanterninhas nadando no escuro, levando a internet de um lado a outro do planeta!
Por dentro da História
Em 1858, o primeiro cabo submarino foi instalado entre a Irlanda e o Canadá. Naquela época, ele levava mensagens telegráficas – o famoso código Morse. Com o avanço da tecnologia, os cabos foram ficando mais modernos, até que, nos anos de 1980, começaram a ser usados para conduzir a transmissão digital e a internet. Desde então, novas redes foram sendo instaladas ao redor do globo.
Pelo mundo
Atualmente, existem mais de 500 cabos submarinos espalhados pelo planeta. Juntos, eles somam mais de 1,4 milhão de quilômetros, o suficiente para dar várias voltas na Terra! O Brasil tem sua parte nessa rede: são, aproximadamente, 16 cabos conectando o país à América do Norte, Europa e África. A cidade do Rio de Janeiro e a região Nordeste são grandes pontos de conexão. Mesmo não sendo vistos, os cabos garantem que o mundo continue conectado debaixo d’água, mas sempre pertinho de nós. Isso não é demais?!




