
Conheça o bichinho mais fofo das profundezas do oceano
Por : Sandro Miranda I Arte: Eric Codo | Fotos: Noaa Okeanos Explorer

Ficha do animal
Onde vive:
regiões profundas dos oceanos Atlântico e Pacífico
Tamanho:
até 30 centímetros de comprimento
Alimentação:
pequenos seres marinhos
Características:
corpo peludo, antenas de mariposa e um tufo de cerdas no abdômen que simula uma cauda
Bem escondido
Você sabia que existe um polvo que parece ter orelhinhas de elefante? Pois é! Ele se chama polvo-dumbo e ganhou esse apelido justamente por causa das duas nadadeiras que lembram as orelhas de um famoso desenho animado. Mas, ao contrário dos grandalhões das savanas e florestas, esse fofinho mora nas profundezas do oceano, em lugares tão escuros que a luz do Sol nem chega!
Prazer, Grimpoteuthis!
É isso mesmo que você leu! O nome científico, o “real-oficial”, do nosso amigo é Grimpoteuthis, e ele pertence à grande classe dos cefalópodes, assim como os outros polvos e as lulas. Vamos combinar que polvo-dumbo soa bem melhor, né?! Ele pode ser encontrado a mais de três mil metros abaixo da superfície, em lugares frios e silenciosos, como se fossem o “sótão” do mar.

Nosso amigo passeando no seu habitat
Corpinho de geleca
O corpo do bichinho é todo mole, meio transparente e com tentáculos fininhos que se ligam por uma membrana, parecendo uma capa. O polvo-dumbo é muito esperto! Na hora de nadar, ele abre as “orelhinhas” e se move suavemente, economizando energia, como se estivesse voando debaixo d’água.
Aquela paz
O polvo-dumbo não caça presas grandes. A alimentação dele é feita de pequenos crustáceos, vermes e minúsculos seres marinhos que flutuam na água. Calmamente, ele usa seus tentáculos como uma peneira para capturar esses alimentos.
Aprendendo desde cedo
Quando chega a hora de aumentar a família, a mamãe polvo-dumbo coloca seus ovos em rochas ou corais. Após deixar os filhotes protegidos, ela vai embora. Então, os “dumbinhos” mal nascem e já aprendem a se cuidar sozinhos. Eles parecem miniaturas dos adultos.
Longe dos perigos humanos
A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) classifica o polvo-dumbo como uma espécie pouco estudada, porque é difícil encontrá-lo em seu habitat tão profundo. Os cientistas ainda estão descobrindo seus segredos, mas já sabem que ele pode viver em temperaturas geladas e com pouca comida. Ainda assim, parece estar sempre sorrindo! A criação de Deus é cheia de surpresas incríveis, até mesmo onde nossos olhos não alcançam!


