

Por: Natan Souza | Arte: Banco de imagens Graça Kids e Freepik

Além das notas musicais
Você sabia que adorar não é somente cantar músicas que agradam a Deus? A adoração vai muito além de letras, melodias e harmonias. Porém, a música é fundamental para comunicar as emoções ao Senhor. Você sabe qual é o papel da música na vida das pessoas com o Criador? Descubra agora mesmo!
Um coração para o Senhor
A adoração na Bíblia tem a ver com um estilo de vida de pessoas que quiseram agradar a Deus e fazer parte do Seu plano eterno. Ela é a expressão da comunhão do ser humano com o Pai celeste.
A verdadeira adoração não está somente na beleza dos sons entoados, mas principamente na sinceridade de um coração quebrantado ao Senhor. Quer ver só?
Lembrando-se de Deus
Logo após libertar Israel do Egito, Moisés e o povo entoaram um cântico de louvor. Enquanto isso, Miriã tocou seu tamborim, liderando as mulheres em dança (Êxodo 15.20). Isso expõe um ato de gratidão dos israelitas a Deus por tê-los libertado da escravidão. A música foi uma ferramenta para eles expressarem ao Altíssimo a alegria que estavam sentindo.
Já na Era dos reis, Saul, atormentado por espíritos malignos, foi abençoado por Davi. O jovem pastor de ovelhas tocava muito bem seu instrumento, porque Saul foi claro e exigente ao pedir que chamassem alguém que fosse bom em harpa (1 Samuel 16.17). Ao ouvir o som do instrumento, o rei foi liberto do mal. Davi foi, sem dúvida, o homem que mais cantou em toda a Bíblia.
Reflexo da vida
Em sua trajetória, é tão evidente o quanto Davi amava a Deus e estava disposto a ser amigo do Criador, que o Senhor o chamou de homem segundo o Seu coração (Atos 13.22). Essa é uma grande prova de que a música apresentada em hinos e cânticos de louvor deve ser um reflexo da devoção a Deus. Essa forma de o filho de Jessé observar a música como uma ferramenta de adoração tocou o povo.
Cântico nos lábios
Indo adiante nas Escrituras, há Saulo, o homem que perseguia cristãos, sendo chamado pelo próprio Cristo em uma visão (Atos 9.4). Após esse episódio, tornou-se Paulo e passou a pregar o Evangelho e a cooperar com as igrejas na região da Ásia e da Europa. Em uma de suas cartas à igreja em Éfeso, ele incentivou os fiéis a ter sempre em seus lábios: salmos, hinos e cânticos espirituais (Efésios 5.19).
Canção aguardada
Você sabia que existe uma canção que será cantada no Grande Dia esperado pelos cristãos?A Bíblia declara, em Apocalipse 15.3,4, que os salvos estarão diante do Senhor cantando o cântico de Moisés; louvando e glorificando o Nome de Jesus. Isso não é incrível? Que tal criar melodias e harmonias a fim de treinar pensando no Grande Dia?
Aqui está a letra registrada em Apocalipse: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor, Deus Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos! Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso, todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.
