
Que tal embarcar em uma expedição por lugares
que tornam o meio ambiente melhor? A partir
desta edição, junte-se à TG nessa viagem!
Por: Maria Gabriela | Arte: Freepik


Um só propósito
Você iniciará uma jornada ao redor do planeta para conhecer vários lugares e seus projetos ambientais. São planos que estão ganhando ou já ganharam forma e impactarão positivamente o local em que estão sendo feitos e as pessoas que vivem nele. Mais do que isso, todas essas iniciativas juntas são responsáveis por um futuro global sustentável.
Esse conceito tem a ver com ações que respeitam o meio ambiente e os recursos naturais. Justamente para que nada nos falte no futuro.
Inspiração para todos
Quando se fala de impactos positivos, significa dizer que diversos países estão pensando na preservação de ecossistemas, na redução de emissão de gases do efeito estufa e no desenvolvimento de comunidades. Essas iniciativas são inspiradoras e podem gerar cada vez mais boas ideias para o bem da humanidade e da Terra.

Soluções inovadoras
Além de conhecer soluções ambientais inovadoras, você terá a oportunidade de admirar paisagens incríveis e saber mais sobre algumas culturas. Pode até conversar com seus professores e amigos a respeito dos temas abordados. Como o projeto de energia renovável na Alemanha. A nação encontrou uma forma de obter energia limpa, a qual não produz poluentes.
A geração dessa energia é formada por fontes renováveis, como o sol, o vento, a água. Qual delas os alemães devem ter usado?

Limpeza das águas
Outro exemplo é a redução do lixo do oceano feita pela Holanda. O plástico descartável ganhou proporções gigantescas mundo afora. Por ser um material que demora a se decompor, ele prejudica a fauna. Muitos animais engolem resíduos plásticos e são intoxicados por causa disso.
Não é uma previsão exata, mas a estimativa sobre em quanto tempo o plástico
se decompõe na natureza é entre 400 e 500 anos!
O projeto dos holandeses usa até câmeras de identificação de manchas de lixo nas águas para direcionar os barcos de limpeza.

Plantação e proteção
Sabia que a maneira como os alimentos são plantados também pode prejudicar a natureza? Por isso, o projeto de agricultura sustentável da Amazônia, no nosso querido Brasil, é mais um exemplo de conservação dos recursos naturais e da proteção ambiental.
O objetivo dessa prática é diminuir os impactos negativos no solo, na água e na biodiversidade produzidos pelo cultivo de alimentos. Na agrofloresta, árvores são plantadas para não serem retiradas de seu habitat.
Não para por aí...
Além desses países e projetos sobre os quais acabou de ler, muitos outros serão apresentados nesta nova série do Boa Viagem. Já deu para perceber que você ficará por dentro de um assunto superatual e essencial para o nosso planeta, não é mesmo?! Afinal, o mundo é grande e cheio de boas ideias, e a Turminha da Graça vai mostrar isso a você!