
Conheça a vida de Eliseu, o discípulo de Elias que recebeu porção dobrada
Por: Maria Gabriela I Arte: Morvan Neto

Nome:
Eliseu significa Deus é salvação
Época em que viveu:
de 867 a 797 antes de Cristo
Texto principal:
1 Reis 19.16 – 2 Reis 13.20
Versículo-chave:
Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim (2 Reis 2.9)
Cheio de fé
Filho de Safate, um agricultor da cidade de Abel-Meolá, que ficava localizada na região de Gileade, Eliseu era um homem amável, trabalhador e próspero. Uma indicação disso é que Elias o viu arando o campo com 12 juntas de bois quando o encontrou pela primeira vez. Além disso, Eliseu era uma pessoa de atitude, porque deixou tudo para seguir o profeta Elias. Sua fé em Deus era imensa!
Mudança para melhor
Eliseu se tornou sucessor de seu mestre, que subiu aos Céus em uma carruagem de fogo. Antes dessa cena incrível acontecer, o aprendiz fez um pedido: porção dobrada do poder que estava em Elias. Isso lhe permitiria continuar as obras que Elias realizava e que agradavam a Deus. Foi um pedido ousado, mas que lhe foi concedido. Assim, mais mudanças aconteceram na vida desse servo.
Águas limpas
Um dos primeiros milagres que o Senhor realizou por intermédio de Eliseu foi a purificação das águas de um manancial. O profeta declarou: Assim diz o Senhor: Sararei estas águas; não haverá mais nelas morte nem esterilidade. E aconteceu conforme Deus abençoou. Em outra ocasião, Eliseu ajudou três reis, Joroão, Josafá e Edom, que iam contra o rei dos moabitas, inimigo deles. Os monarcas estavam sem água para beber ou dar a seus cavalos. Porém, o Todo-Poderoso ordenou que cavassem covas, prometendo que as encheria de água e, novamente, Ele cumpriu Sua palavra.
Azeite abençoado
Eliseu também ajudou uma viúva e seus dois filhos que estavam em apuros. O marido dessa mulher deixou uma dívida, e, como pagamento, o credor queria buscar os filhos dela para serem seus escravos. Ela só tinha um jarro pequeno de azeite em casa. Então, Eliseu lhe falou para pegar vasilhas com os vizinhos e enchê-las com aquele líquido. Naquele momento, os olhos daquela mãe devem ter brilhado de alegria, porque viu a multiplicação do óleo bem diante dela. Assim, ela pôde vender o azeite e pagar as dívidas da família.
Uma vida, muitos milagres
Tantos outros prodígios Eliseu realizou para a glória de Deus, como a ressurreição do filho da mulher sunamita, a cura de Naamã – o comandante do exército sírio que estava com doença de pele – e a multiplicação dos pães para alimentar muitos. O profeta também foi conselheiro de reis de Israel e de Judá. Ele transmitia esperança em momentos difíceis e nunca desistiu de orientar o povo a se voltar para o Pai celestial. A vida desse homem fiel mostra que o Senhor só precisa de alguém que tenha o coração nEle para que ocorra o extraordinário.
O que aprender com a história de Eliseu:
– Tenha compromisso com Deus.
– Ter dedicação como aprendiz é muito importante na vida.
– Aproxime-se de pessoas que ensinarão bons caminhos a você.
– Tudo o que você faz para Deus importa, seja uma obra grande, seja pequena.
