Por: Sandro Miranda I Arte: Eric Codo

Pequeno Saltador
O musaranho-elefante vive escondido no continente africano!


Ficha do animal
Tamanho: de 10 a 30 centímetros
Peso: de 50 a 500 gramas
Alimentação: insetos
Tempo de vida: até 5 anos
Dentro das florestas
O nome chama a atenção: musaranho-elefante. É provável que você não conheça esse mamífero de características tão diferentes. Isso porque ele vive nas florestas intocáveis da África, o terceiro maior continente do mundo. Por lá, há cerca de 20 espécies de musaranhos, todos da família Macroscelididae. O nome é uma referência às pernas longas em comparação ao pequeno corpo. São elas, inclusive, que permitem ao animal alcançar uma velocidade de até 30 quilômetros por hora e saltar até um metro de altura, algo bem considerável.
Elefante ou rato?
O musaranho é um bicho pequeno, que cresce, no máximo, até 30 centímetros, sem contar com a cauda cheia de escamas. Seus pelos são curtos e brilhantes, como o dos ratos, com cores que variam de acordo com a espécie. Há animais de pelo cinza, marrom, branco, castanho, dourado e até xadrez com várias cores. Uma das principais características do musaranho-elefante é o focinho longo e flexível. Vai dizer que não lembra a tromba de um elefantinho? É quase um canudinho, usado para caçar insetos, como formigas, cupins e aranhas. O órgão também é utilizado para escavar o chão e as rachaduras entre as rochas.


De hábito solitário
A espécie tem uma língua magra e fina, semelhante à de um tamanduá. Seus olhos e suas orelhas são grandes, o que lhe proporcionam um sentido apurado para escapar de predadores, como cobras, lagartos e aves de rapina. O musaranho é um animal diurno, que gosta de ficar no canto dele e sai da toca só para comer, voltando logo em seguida. Os animais costumam brincar entre si, e há espécies em que o casal leva uma vida curiosa: macho e fêmea dormem separadamente, em locais afastados. Na hora de comer, a mesma coisa! O par só se encontra na época do acasalamento, para gerar os filhotes.
GPS natural
A fêmea do musaranho carrega o seu “bebê” na barriga por 45 a 60 dias, e a ninhada é de, no máximo, três crias. Depois de amamentar os filhotes durante uma semana, a mamãe passa a alimentá-los por meio de comida que guarda nas bochechas. Com 15 dias, os jovens musaranhos já saem da toca e, dentro de 45 dias, procuram um novo ninho para formar a própria família. Esse bichinho tem um sistema de orientação desenvolvido. Por meio de piados agudos, ele consegue se comunicar com outros parentes próximos e se localizar na natureza! Ele tem quase um GPS, só que natural!
Esconde-esconde
Em 2020, cientistas dos Estados Unidos e do Djibouti, anunciaram a redescoberta do sengui somali (Elephantulus revoili). Das 20 espécies existentes, essa não era vista há mais de 50 anos. Fala sério! Parecia até que estava brincando de esconde-esconde com os humanos! Atualmente, o musaranho-elefante não é considerado um animal extinto, e sim em perigo de desaparecer, o que já deve ser acompanhado de perto para isso não acontecer.