Explore o jogo indiano que combina ação rápida e um grande desafio físico em partidas emocionantes!
Por: Maria Gabriela | Arte: Freepik |
Milhares de anos atrás...
Você já brincou de pega-pega? O kabaddi parece essa brincadeira, porque os jogadores devem literalmente pegar os adversários e, para isso, precisam de muita habilidade, força e estratégia. Esse esporte se originou na Índia. Acredita-se que ele faça parte da cultura desse país há mais de quatro mil anos! Antigamente, era praticado por agricultores indianos para a diversão e o aumento de disposição física.
Popular além da Índia
O kabaddi ultrapassou as fronteiras e se tornou famoso em outros países asiáticos, como Nepal, Paquistão, Bangladesh, Japão, Sri Lanka, Tailândia, Malásia, Irã, Coreia e China. Além disso, conquistou fãs em mais lugares do mundo, como Argentina, Canadá, Reino Unido, Itália, Austrália e Trinidad e Tobago. Deve ser realmente empolgante participar desse esporte!
Para ter noção de sua popularidade, saiba que 50 milhões de pessoas o jogam de acordo com a Federação Mundial de Kabaddi.
Haja fôlego!
Com tanta gente no planeta gostando de praticar kabaddi, você deve estar com bastante curiosidade para saber como é o passo a passo desse jogo e suas regras, não é verdade? Vamos lá! Ele acontece em um campo dividido em duas metades e tem dois tempos de 20 minutos cada, com intervalo de cinco minutos. Cada equipe é composta por sete jogadores. Um jogador, conhecido como raider (corredor), deve atravessar a área adversária, tocar em um ou mais oponentes e retornar ao seu lado sem ser pego.
Defensores em ação
Na parte do jogo conhecida como canto, o raider deve tocar os adversários falando repetidamente a palavra kabaddi. Ele precisa pronunciá-la em uma única expiração. Haja fôlego! Caso o jogador não realize essa façanha, volta para o seu lado da quadra sem marcar ponto, que acaba indo para o outro time.
Existem também os defensores. Eles tentam impedir o raider de cumprir sua missão. Para isso, usam técnicas de agarrar, puxar e correr, a fim de cansá-lo. Se ele for capturado, será eliminado do jogo. Por outro lado, quanto mais oponentes o raider tocar, mais pontos a equipe dele ganhará. Vence o grupo que tiver a maior pontuação ao final da partida.
A invasão deve ocorrer em 30 segundos. Assim que o raider consegue – a trancos, barrancos e muita concentração –, voltar para o lado dele, grita, quase sem ar: “kabaddi, kabaddi”. Isso serve para provar ao juiz que estava prendendo a respiração.
Grande mundial
O kabaddi tem o próprio campeonato mundial. Muitas nações participam dos jogos, inclusive equipes femininas. A seleção com mais títulos é a indiana, mas isso já era esperado, né? Esse esporte ainda não faz parte das Olimpíadas, mas já foi demonstrado na edição de 1936, em Berlim, na Alemanha. Porém, ele está presente no programa dos Jogos Asiáticos, que é semelhante aos nossos Jogos Pan-americanos.