Por: Natan Souza I Arte: Samuel Barsottelli
Quem aí já se cansou de tanto pular ao som de uma canção? Provavelmente, você já tenha feito isso! A música é algo importante para a vida. No entanto, para acontecer, é necessário que haja uma combinação de sons. Esse fenômeno é conhecido como harmonia. Já falamos sobre isso em outros editoriais! De maneira prática, sonora e visual, a harmonia é expressa na canção e na escrita musical pelos acordes.
Cabe aos acordes servir de plataforma para a melodia sobressair. Dessa forma, na maior parte das vezes, eles se apresentam na música como base para o solo ganhar destaque. Se a canção fosse vista como um filme, por exemplo, os acordes fariam o papel dos atores coadjuvantes, enquanto a melodia seria a protagonista. Vamos descobrir como montar os primeiros acordes?
Na representação dos acordes, cada nota gerada pela escala natural maior receberá uma letra. Seguindo as notas em ordem crescente a partir da nota Lá, você encontrará a sequência das letras que representam os acordes em ordem alfabética. Veja abaixo:
Cada nota gerada pela escala terá um acorde. Abaixo, segue a sequência dos acordes de Dó maior (C), Fá maior (F) e Sol maior (G). É importante traçar pontos chaves para entender como montar um acorde.
O tema parece complexo, mas, na prática, tudo fica mais tranquilo. Então, assista ao vídeo abaixo e confira uma música com os acordes que acabou de aprender. Nele, é possível ver o grau de atração de cada acorde e, além disso, aprender a tocá-los de diferentes formas no teclado. Você pode tentar reproduzir o que está sendo ensinado e, com a autorização de seu responsável, postar o conteúdo nas redes sociais, marcando o perfil da @gracakidsbr e a #MusicandoTurminha.