Por: Lucas Ricardo I Arte:Robson de Jesus e Freepick
A Palavra de Deus nos ensina a honrar os nossos pais (Êxodo 20.12), por isso nada melhor do que uma data especial para homenageá-los. No Brasil, comemoramos o Dia das Mães no segundo domingo de maio. Uma data oficial, para essa celebração, só foi criada em 1918, nos Estados Unidos, e nós adotamos o dia dos norte-americanos em 1932. E no restante do mundo? Quer saber quando ela acontece?
O dia das mamães neste país vizinho do Brasil é 27 de maio. Há 205 anos, na mesma data, mulheres da cidade de Cochabamba lutaram bravamente pela independência contra os invasores espanhóis. Mesmo derrotadas na guerra, as bravas mães bolivianas são lembradas como símbolos de patriotismo, coragem e, principalmente, amor.
Também em maio, no dia 8, mães, pais e avós recebem agrados na Coreia do Sul. No princípio, só as mães eram homenageadas no país asiático, mas, em 1973, as pessoas decidiram incluir os pais. O costume por lá é oferecer cravos vermelhos, enfeitados com uma fita com os símbolos 어버이 은혜 감사합니다, que querem dizer “Obrigado, meus pais, por tudo”. Os filhos que já trabalham
compram, em especial, cosméticos e tratamentos de saúde e beleza como presentes.
Neste país africano, o costume ancestral é celebrar o Antrosht (Dia das Mães) depois da estação chuvosa, entre outubro e novembro. Para eles, um dia de festa é pouco, então a confraternização pode durar dois ou três dias. Toda a família é convidada a participar de um banquete e depois assiste a uma apresentação de dança feita por todas as mamães presentes!
No país europeu, o Fête des Mères (Dia das Mães) é lembrado apenas no último domingo de maio. As comemorações na terra da moda e da gastronomia começaram na primavera de 1806, por sugestão do famoso imperador Napoleão. No entanto, a origem mais lembrada para a festa é a gratidão do país por algo que as mamães fizeram no início do século passado. Na época, nasciam poucas crianças, e o governo decidiu homenagear quem topasse aumentar a família! Muito legal, afinal, no Salmo 127.3, encontramos: Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre, o seu galardão.