Descubra o animal selvagem que é o “rei das selfies”!
Por: Sandro Miranda I Arte: Eric Codo, Freepik
Ficha do animal
Onde vive: Rottnest island (Austrália OcidentalTamanho: entre 40 e 54 centímetros
Peso: entre 2,5 a 5 quilos
Alimentação: folhas, gramíneas, galhos e arbustos
Que fofura!
Ele é peludo e carismático. Lembra um bichinho de pelúcia ou um daqueles personagens no estilo cartoon de desenhos animados. Seu nome científico é Setonix brachyurus. Já sabe de quem estamos falando? Do quokka. Esse pequeno macrópode (da família dos marsupiais) tem, em média, 50 centímetros – o tamanho equivalente ao de um gato doméstico. Suas pernas traseiras são bem desenvolvidas, parecidas com a dos cangurus, e a cabeça é pequena com orelhas redondas. Já a pelagem é marrom rajada. Sua população é encontrada na ilha Rottnest, localizada na costa australiana.
De bem com a vida!
Nada de alimentá-lo!
Nem se for uma frutinha? Não! As frutas fermentam no estômago dele e podem fazer com que fique doente. Isso porque o “rei da ilha Rottnest” é herbívoro e se alimenta somente de folhas, gramíneas, galhos e arbustos. De hábito noturno, ele sai ao entardecer em busca de alimento e aproveita todos os nutrientes vegetais que encontra pelo caminho. Mas não é glutão e come somente o necessário.
Protegido por lei
Por ser “amigável” e frágil, o quokka é considerado vulnerável e corre o risco de desparecer da natureza no futuro. A espécie foi caçada até 1917. Estima-se que não haja mais do que 15 mil exemplares no mundo, o que é pouquíssimo. Em razão disso, esse bichinho sorridente é protegido por leis australianas. Isso porque não tem mecanismos de defesa eficazes. A única maneira que consegue de fugir dos predadores é subindo em árvores e arbustos.