Escolhas inteligentes transformam o mundo e protegem o meio ambiente
Por: Sandro Miranda I Arte: Banco de imagens Graça Kids e Freepik
Nova forma...
O desmatamento, a poluição das águas, as caças ilegais e outros tipos de destruição colocam a natureza em risco. Mas já pensou se fosse tudo ao contrário: árvores protegidas, mares e rios limpos e animais livres em seu habitat? Esse cenário pode se tornar realidade com o cuidado adequado ao planeta! E uma maneira de fazer isso é por meio da economia verde.
Essa ideia surgiu em 2008 e foi desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Ela é basicamente ligar o crescimento econômico a ações que geram bem-estar para as pessoas e o meio natural.
Futuro verde
Imagine diversos grupos unidos com a mesma intenção: manter a Terra saudável, afinal ela é a nossa casa. Dentro desse conjunto, estão as empresas verdes. Elas criam produtos e serviços que não poluem, usam menos energia e água, duram mais e são excelentes para a saúde. Os governos também participam desse movimento, elaborando leis para proteger o meio ambiente e incentivando ainda mais instituições a preservar a natureza. E sabe quem pode cooperar com esse time? As pessoas. Ao escolherem comprar itens dessas empresas, os quais recebem o nome de produtos verdes.
Escolhas financeiras para um mundo melhor
Usar bem o dinheiro pensando no coletivo é essencial. Ao pegar um produto verde, ou eco-friendly, na prateleira do supermercado, os consumidores estão demonstrando que o aprovam e incentivam uma maior produção dele. Outra boa forma de utilizar as finanças é fazer doações para Organizações Não Governamentais (ONGs) que pensam em projetos para a preservação do planeta.
Feitos com matéria orgânica, como algodão, fibra e couro vegetal. As maquiagens sustentáveis, por exemplo, não são testadas em animais. As sacolas plásticas dos mercados dão lugar às ecobags, sacolas de pano ou de papel.
O que mais podemos fazer?
Outras atitudes, como apagar as luzes quando não estiver nos lugares, evitar o desperdício de água na hora de escovar os dentes e reciclar objetos que já não são utilizados, movimentam a economia e cooperam para o meio ambiente. Reciclando é possível, por exemplo, dar novos usos a itens antigos, transformando potes plásticos em jarros de flores, porta-lápis, brinquedos. Incorporando soluções simples em nosso dia a dia, dá para construir, aos poucos, um mundo mais próspero, justo e sustentável para todos. Afinal, é mais do que necessário valorizar o que Deus criou, porque todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez (João 1.3).
Redução de gases
Calma, não é isso o que você está pensando! Provavelmente, já aprendeu na escola que gases poluentes em excesso formam uma barreira na atmosfera, como se fosse um cobertor bastante grosso, não permitindo que o calor saia da Terra. Desse modo, o planeta fica mais quente, causando o efeito estufa. Para combater essas mudanças climáticas, a descarbonização, que é a redução desses gases, é essencial. Isso pode ser feito por meio do uso de energias renováveis, como a solar e a eólica, e pela adoção de práticas sustentáveis, como o plantio de árvores. Sabe a tragédia que aconteceu no Rio Grande do Sul? Já é um sinal das transformações do clima.
Energias limpas
Saiba mais sobre algumas ações que podem ser feitas por meio do uso de energias renováveis:
• Energia solar: instalação de placas solares para captar o calor do sol e transformá-lo em eletricidade.
• Energia eólica: implementação de aerogeradores, que são turbinas que geram energia por meio do vento.
• Biocombustíveis: aproveitamento da biomassa – combustível natural derivado principalmente da madeira e do bagaço de cana-de-açúcar.
• Redução de materiais não renováveis: evitar o uso de matérias-primas minerais, como ferro, cobre e petróleo, que não podem ser repostas depois de retiradas do solo.
Essas práticas ajudam a reduzir a dependência de combustíveis fósseis, originados da lenta decomposição de matéria orgânica.
2 Comments
O povo precisa se conscientizar e buscar melhoras para a nação. Só ler não vai resolver, é preciso ter ação e bom senso
Tudo começa por nós mesmo, Divina. Deus a abençoe!