Por: Natan Souza | Arte: Eric Codo
Nesta edição, iniciaremos outro estudo supermusical! A parceria desta vez será com o violão. Você faz ideia de como ele chegou até o nosso tempo? Como foi criado? De quais materiais era confeccionado? Prepare-se para desvendar os segredos e as curiosidades desse instrumento.
A história do violão nos faz voltar há cerca de dois mil anos antes do nascimento de Cristo. Imagine-se viajando para essa época, até o Oriente Médio, onde os sons do alaúde árabe encantavam a todos. Essa criação era um cordofone de braço curto. Antes que pergunte, um cordofone nada mais é do que um instrumento no qual os sons são gerados por meio da vibração de uma ou várias cordas, assim como o violão. Está conseguindo acompanhar direitinho?
O alaúde chegou à Península Ibérica com as Grandes Navegações e foi muito bem recebido pela corte devido à sua melodia única. Além dele, alguns estudiosos acreditam que a cítara romana (outro instrumento de cordas) foi essencial para chegarmos à forma do violão atual, tendo seu uso difundido com a dominação do Império Romano. O formato da cítara é parecido com o corpo do violão, mas sem o braço.
Na Grécia Antiga, foi registrado o primeiro antepassado mais parecido esteticamente com o violão, o chelys. Seu nome, em grego, quer dizer tartaruga. O casco desse animal era usado como a caixa de ressonância do instrumento, e ele era fechado com couro de boi. E quanto às cordas? Elas eram feitas de tripas de carneiros esticadas! Veja só, naqueles tempos, não existiam as máquinas de produção que temos hoje, por isso os materiais utilizados eram todos vindos da natureza. Isso nos mostra o quanto Deus comunica Suas qualidades. Ele é criativo, e isso é evidente em nossa própria existência!
Um jornal de 1760 publicou uma das referências mais antigas ao violão: a vihuela. Ela era conhecida em partes da Europa, principalmente na Espanha. No entanto, foi ficando obsoleta com o surgimento de novos instrumentos.
E em nossas terras? Ah, é verdade! Não podemos nos esquecer jamais desse precioso detalhe. Aqui no Brasil, o instrumento que antecedeu a chegada do violão foi a viola, trazida pelos portugueses. No início, havia certa confusão para designar um instrumento do outro. Entretanto, agora eles estão muito bem definidos em seus conceitos, não havendo mais tanta dificuldade para diferenciá-los. E aí, o que achou da apresentação do nosso amigo violão?