Tecnologia imita a realidade e cria
um novo mundo virtual
Por: Sandro Miranda I Arte: Freepik
O futuro está entre nós
Você sabe o que é metaverso? Como acessá-lo? É perigoso? São muitas dúvidas! Mas, com as explicações, será fácil compreender tudinho. Desde o início da humanidade, a busca por descobertas move as pessoas. Lá atrás, a invenção do fogo e da roda, por exemplo, mudaram a maneira como elas se relacionavam com o ambiente. Quem nasceu nos anos 2000 está acostumado com várias tecnologias: televisões modernas, videogames, aparelhos celulares, fones, notebooks, óculos 3D, cinema digital, realidade aumentada e muito mais. E agora está vivendo o surgimento de um marco: o metaverso.
Quem é esse tal de marco?
Calma, não é uma pessoa. A palavra marco significa algo que muda completamente a História. Quando você nasceu, foi um marco na vida de seus pais, porque tudo ganhou outro significado para eles a partir daquele momento. O metaverso também é um acontecimento importante. Ele promete modificar para sempre a maneira como todos interagem. Seu objetivo é fazer as pessoas navegarem na internet e também a experimentarem por dentro. Trata-se de um mundo virtual 3D em tempo real, que pode ser acessado por um número ilimitado de usuários. Nele, é possível fazer amizades, comprar, jogar e assistir a shows sem sair de casa e por meio de avatares.
É uma representação da
própria pessoa. Ela escolhe um
“bonequinho” para ser no mundo virtual.
Ele não precisa ser parecido fisicamente
com o usuário, mas mostrará como os
outros irão vê-lo naquele universo.
Logo, o avatar pode ser um animal,
uma planta, um personagem ou
qualquer outra coisa.
O que dá para fazer lá?
Uma vez escolhido o seu avatar, você pode acessar o metaverso por meio de um servidor de internet. Imagine só poder entrar no corpo humano para ver como ele funciona, conferir de perto um arco-íris ou voltar para o momento da Reforma Protestante em um ambiente on-line. Acredite! Com o metaverso, existe essa possibilidade! Nessas plataformas, os cenários são criados, e os avatares ficam passeando. É possível conferir tudo isso também por meio dos óculos de Realidade Virtual (VR). A imersão é de arrepiar! Incrível mesmo!
É grátis ou precisa pagar?
A entrada no metaverso é gratuita. Porém, se quiser fazer algo além de passear e conversar, provavelmente terá de gastar alguma quantia. Durante a experiência, são usadas moedas virtuais; entretanto, é utilizado dinheiro de verdade para adquiri-las. Nesse caso, você precisará consultar seus pais. Eles, mais do que ninguém, saberão dizer se vale a pena ou não pagar por elas.
Realidade virtual x metaverso
O metaverso é apenas uma parte da realidade virtual. Essa tecnologia está só no início. Para ela avançar, mais pessoas devem ter acesso ao 5G (quinta geração de conectividade sem fio; sendo a mais rápida e moderna que existe) e a computadores potentes, capazes de rodar em alta velocidade. No futuro, o metaverso evoluirá bastante.
Atenção!
Essa é uma tecnologioa nova e, por isso, desperta a curiosodade de todos. Mas não se esqueça de que a melhor maneira ainda de estar com o próximo é pessoalmente. O contato humano é fundamental para ser colocado em prática tudo aquilo que Deus ensina.