Por: Sandro Miranda | Arte: Eric Codo e Freepik
É verdade que existe borboleta azul?

Sim, e ela é maravilhosa! Seu nome científico é Myscelia orsis, e as cores das asas dela são um show à parte. As do macho possuem um azul intenso em dégradé, com contornos pretos bem-marcados. Já as da fêmea são mais discretas, em tons de marrom, com listras e pintas brancas. A borboleta-azul pode ser pequena ou grande, dependendo da região, e viver até 11 meses — bastante para um inseto! Ela mora na floresta e voa pertinho do chão, procurando frutas maduras caídas para se alimentar. A trajetória da borboleta é marcada por transformação e renovação, e isso nos lembra tudo o que Deus faz em nossa vida!
Elefantes são vegetarianos?
Ora, você acha mesmo que um bicho tão grande sobrevive comendo apenas folhas? Pois é isso mesmo! Elefantes são vegetarianos — ou, melhor dizendo, herbívoros. Isso significa que eles se alimentam exclusivamente de plantas, folhas, frutos, galhos, raízes e até cascas de árvores. E eles comem muito, viu! Um elefante adulto pode consumir até 150 quilos de vegetais por dia, passando 16 horas ou mais comendo! Além disso, ao buscar alimento, o grandalhão pode empurrar e derrubar árvores inteiras para alcançar folhas mais altas ou raízes, o que muda bastante o ambiente onde vivem.

Banana-vermelha?
Como assim?

Ela existe! Diferentemente da amarela, que estamos acostumados a ver nas feiras e nos supermercados, a casca dessa banana possui um tom vermelho-arroxeado, e a polpa é geralmente cremosa, levemente rosada ou amarelada. A banana-vermelha, ou banana-da-terra-vermelha, é mais doce e aromática, com um sutil sabor que faz lembrar framboesa ou manga. Ela costuma ser menor e mais grossa que a banana amarela e é rica em vitamina C, vitamina B6 e potássio, além de conter fibras. É nativa do sudeste da Ásia, mas também é cultivada em países da América Central, América do Sul, como no Brasil, e em partes da África.
Qual é a importância do trava-línguas?
Além de engraçados, os trava-línguas têm uma função educativa e linguística importante. Quer um exemplo? São ótimos para melhorar a dicção. Eles desafiam a língua, os lábios e os músculos da boca a se movimentarem com precisão. Isso ajuda a pessoa a articular melhor as palavras e a falar com mais clareza. Esse jogo verbal também estimula o cérebro e costuma ser usado por atores, locutores e cantores. Antes de subir no palco ou entrar no estúdio, esses profissionais aquecem a voz e soltam a fala usando o trava-línguas. Para as crianças, os trava-línguas são um jeito divertido de aprender sons da língua, treinar a pronúncia e também garantir boas risadas. Afinal, quem nunca se enrolou tentando dizer rápido: “Três tigres tristes”?


Quem eram os nazarenos?
Eram pessoas que vinham da cidade de Nazaré, na Galileia. O Filho de Deus foi chamado de Jesus Nazareno porque cresceu lá (Lucas 2.39,40). Alguns cristãos, por sua vez, passaram a ser denominados “os da seita dos nazarenos”, pois seguiam o Messias (Atos 24.5). Quando os anjos anunciaram a ressurreição, disseram: [...] buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui [...] (Marcos 16.6). Mas atenção! Nazareno não é nazireu! Os nazireus eram os que faziam um voto especial para Deus, como não cortar o cabelo e não se aproximar de nada impuro. Sansão foi um famoso nazireu!
Qual é a origem da palavra inverno?
A palavra inverno vem do latim hibernum ou hibernus, que tem a ver com frio e hibernação! Animais que hibernam estão, literalmente, passando pelo inverno dormindo. O verbo hibernare em latim significava passar o inverno. É quando os bichos descansam, após estocar alimento, até o tempo voltar a esquentar. Aqui vai uma curiosidade extra: Enquanto nos idiomas português (inverno), espanhol (invierno) e italiano (inverno) a origem desse termo é latina, no inglês (winter) a palavra vem de wintruz, que, por sua vez, está ligada à ideia de tempo úmido e frio.


O leite alivia o ardido de pimenta?
Correto! O leite contém caseína, uma proteína que auxilia na remoção do ardido das nossas papilas gustativas, funcionando como um “detergente” natural. Acredite, é mais eficaz do que beber água! Além disso, o leite do tipo integral funciona melhor do que o desnatado, por ter mais gordura. E quer saber outra informação bem legal? Os alimentos à base de leite, como iogurte, queijo e sorvete, também ajudam a “refrescar” a nossa boca quando comemos pimenta.
Há um dia mundial para o vento?
Sim! O Dia Global do Vento (ou Global Wind Day) é comemorado em 15 de junho. A data celebra a importância desse movimento do ar e destaca os benefícios da energia eólica, que é gerada pelas turbinas movidas pelo vento. Sabia que ele é uma fonte de energia renovável? Ou seja, não se esgota nem polui a atmosfera. No Brasil, a energia eólica vem crescendo bastante, especialmente no Nordeste, onde o vento sopra forte e constante. E olha que poético: celebrar o vento é como celebrar algo invisível, mas cheio de força — igual a tantas coisas boas que acontecem em nossa vida: o amor, a alegria, a solidariedade.
