Por: Sandro Miranda | Arte: Freepik
Existe outro Dia da Mulher no Brasil?

Além do 8 de março, dia em que essa data é celebrada internacionalmente, há uma comemoração nacional em 30 de abril. A escolha teve um bom motivo: é uma homenagem ao nascimento de Jerônima Mesquita, uma enfermeira de Minas Gerais que, ao longo de sua vida, defendeu intensamente os direitos das mulheres. Em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, ela ingressou na Cruz Vermelha e cuidou dos soldados feridos. E aí, gostou de saber desse dia especial? Que tal contar sobre ele para a mamãe, a titia, a vovó e outras grandes mulheres que você admira? Elas certamente ficarão felizes!
Qual é o planeta tão fofinho que parece um algodão-doce?
Esse apelido simpático vai para o WASP-107b, um exoplaneta (fica fora do Sistema Solar) que mais parece um algodão-doce gigante, de tão leve e fofo. Ele fica, aproximadamente, a 212 anos-luz da Terra e tem quase o tamanho de Júpiter, mas possui uma massa extremamente baixa. Isso significa que a sua atmosfera é superinflada e cheia de gases leves. Já pensou se existisse um jeito de pegá-lo? Bem, digamos que o WASP-107b provavelmente afundaria na nossa mão como uma nuvem de açúcar. Mas cuidado: ele é uma versão quente de Júpiter, só que fervendo de tanto calor!

Quem é o leitor mais rápido do mundo?

O recorde pertence ao professor norte-americano Howard Berg. Ele conseguia ler 25 mil palavras por minuto! Para você ter uma ideia, uma pessoa comum lê, no máximo, entre 200 e 300 palavras nesse mesmo intervalo. Porém, há um detalhe: ler rápido não significa necessariamente entender tudo. Muitos campeões de leitura dinâmica são treinados para captar palavras-chave e acelerar o processo, mas nem sempre absorvem os detalhes com a mesma profundidade de um leitor comum. Sendo assim, ler devagar tem suas vantagens!
Verdade que teve cacatua vivendo 120 anos?
Teve sim! Essa ave tinha até nome e sobrenome: Cocky Bennett, uma cacatua macho da Austrália que nasceu em 1796 e morreu em 1916. Aos 120 anos, Cocky já estava um tanto careca e enrugado, mas seguia falante e divertido! Papagaios e cacatuas, em geral, são famosos por sua longevidade. Não é raro ver esses animais alcançando os 60, 80 anos de idade. No entanto, qual terá sido o segredo de Cocky? Dizem que teve a ver com o fato de o pássaro australiano ter viajado bastante – ele deu a volta ao mundo sete vezes em um navio!


O bigode do gato é só enfeite?
De maneira alguma! Os bigodes dos gatos – chamados de vibrissas – são mais do que apenas um charme felino. Eles são como sensores hipersensíveis, que ajudam o bichano a entender melhor o mundo ao redor. Os bigodes, geralmente 12 de cada lado, são capazes de detectar mudanças no ar, ajudando o gato a perceber movimentos em volta (inclusive no escuro). Também servem para medir espaços estreitos. Se os bigodes tocam as laterais de um buraco, por exemplo, o felino já sabe se cabe ou não ali dentro. Por isso, nunca corte os bigodes do seu bichinho! Isso pode desorientá-lo e deixá-lo inseguro sobre os arredores. É como se alguém desligasse o GPS dele.
A máquina de escrever é a “mãe” do computador?
É quase isso! Bem antes de os computadores e teclados digitais, quem quisesse criar um documento usava uma máquina de escrever ou datilografar. Elas tinham um teclado mecânico, e, ao pressionar uma tecla, um pequeno martelo com a letra correspondente batia contra o papel, imprimindo o texto. O barulho típico (tec-tec--tec… ding!) tinha uma explicação: ao chegar ao final de cada linha, a pessoa precisava mover manualmente um mecanismo para continuar escrevendo na linha seguinte. Não existia um “Enter”. Hoje, as máquinas de escrever viraram relíquias, mas ainda são usadas por colecionadores, escritores saudosistas e aparecem até em alguns filmes de espião, afinal, ao contrário dos PCs, uma máquina de escrever não pode ser hackeada!


Plantas carnívoras são perigosas para humanos?
Negativo! Apesar do que mostram alguns filmes, desenhos e jogos de videogame, as plantas carnívoras não fazem nenhum mal aos seres humanos. Elas podem parecer assustadoras, mas são totalmente inofensivas para nós. Uma das espécies mais populares, a Dionaea muscipula (ou planta papa-moscas) cria armadilhas e se fecha rapidamente, mas apenas para capturar insetos, aranhas ou lesmas. Isso porque elas vivem em solos pobres de nutrientes e precisam complementar sua nutrição. Essas plantinhas exóticas detestam solos adubados e gostam de passar algumas horas por dia na luz.
Tem aranha que faz teia dourada?
Sim! É a aranha-de-ouro, também conhecida pelo nome científico Nephila madagascariensis. Comum na ilha de Madagascar e em outras ilhas do Oceano Índico, ela usa a teia para se camuflar entre a luz do sol e a vegetação e atrair as presas. A teia pode chegar a medir mais de um metro de diâmetro, além de ser considerada uma das mais fortes fibras naturais do mundo! Em 2012, um museu em Londres, capital da Inglaterra, realizou uma exposição com tecidos dourados feitos com essas teias. Dizem que foi necessário mais de um milhão de aranhas para produzir as peças!
