
Esdras teve a grandiosa missão de unir o povo a Deus novamente. Confira!
Por: Maria Gabriela I Arte: Morvan Neto

Nome: Esdras significa Jeová ajuda
Quando viveu: aproximadamente 450 antes de Cristo
Textos principais: Esdras 7.10; Neemias 8
Versículo-chave: Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos (Esdras 7.10).
Estudar e praticar
Houve um tempo em que Israel estava exilado na Babilônia, até que os persas derrotaram os babilônios e se tornaram uma nação muito poderosa. Foi sob o domínio persa que o sacerdote e escriba Esdras viveu. Ele era um conhecedor da Lei de Deus, e isso lhe dava destaque em meio à sua gente. Esdras não era somente estudioso, ele realmente praticava os mandamentos do Altíssimo. Por isso, Deus o preparou para uma importante missão.
Missão em Jerusalém
Os persas permitiram que os israelitas voltassem para a terra natal, Jerusalém, para reconstruírem o templo. Oitenta anos após o primeiro grupo seguir nessa missão, Esdras foi autorizado a conduzir o segundo grupo de judeus. Com sabedoria, ele mostrou confiança tanto para o rei persa quanto para o povo que o acompanharia. Esdras jejuou e orou antes de partirem.
A mão de Deus sustentará
A viagem seria bastante arriscada, já que Esdras também estava levando os tesouros para o templo recém-construído. Além disso, ele tinha a responsabilidade de restabelecer a adoração a Deus conforme as Escrituras. A fé do sacerdote foi tão grande que ele recusou a escolta militar do rei, acreditando plenamente que a mão do Todo-Poderoso os protegeria na estrada.
Situação difícil
Por ter o coração totalmente voltado para o Criador, Esdras esperava encontrar servos do Senhor com o mesmo pensamento de adoração. Porém, ele achou uma cidade desobediente a Deus, com cidadãos judeus casados com mulheres de outros povos. Esdras ficou tão triste com esse cenário que rasgou suas vestes e orou expressando a vergonha que sentia e o pecado de sua nação. Nessa hora, o povo testemunhou tanta verdade na oração de Esdras que se reuniu ao redor dele.
Voltando para Deus
Diante da declaração pública de Esdras, as pessoas também quiseram seguir sua atitude, demonstrando arrependimento. Ele levou o povo a um avivamento espiritual, com confissão de pecados, rompimento de alianças estrangeiras e leitura da Lei. Esdras reuniu todos e leu os mandamentos do Senhor durante uma semana, seis horas por dia. Homens, mulheres e crianças choravam ouvindo atentamente cada palavra dita pelo fiel escriba. Eles compreenderam a seriedade da situação. Após esse episódio, houve a celebração da Festa dos Tabernáculos.
Um amor profundo pela Palavra
A liderança de Esdras, sem dúvida, teve como base a dedicação dele à Palavra. Antes de ensinar às pessoas, ele pôs em prática o que aprendeu com o Senhor. Sua história é, acima de tudo, a de um servo que amou profundamente o Deus de Israel. A contribuição de Esdras foi essencial para a restauração da vida espiritual do povo. Ele provou que o melhor é se render a Deus e confiar nEle de todo o coração, não tomando atitudes de acordo com o que se vê, mas pedindo a ajuda dAquele que sabe de todas as coisas.
O que podemos aprender com Esdras:
– O estudo da Bíblia e a obediência à Palavra são muito importantes.
– Busque a Deus diante dos problemas.
– A confiança no Altíssimo faz você vencer todos os obstáculos.
– Vale a pena ensinar a Palavra às pessoas que aceitam ouvi-la.





