Por: Maria Gabriela | Arte: Eric Codo e Adobe Stock
O que foi a Biblioteca de Alexandria?
Construída no Egito, por volta do século 3 antes de Cristo, a Biblioteca de Alexandria foi fundada pelo rei Ptolomeu I. O local tinha o objetivo de reunir todo o conhecimento existente na época. Nele, havia milhares de pergaminhos sobre Filosofia, Ciência, Literatura e Matemática. Além disso, muitos estudiosos e cientistas, como Euclides e Arquimedes, trabalharam e estudaram lá. O espaço não era apenas um lugar para guardar livros. Existia uma área para leitura, jardins, salas de aula e até mesmo um observatório. Incrível! Mas, infelizmente, a estrutura foi destruída ao longo do tempo, devido a vários eventos, como incêndios e invasões.
Por que a primavera tem esse nome?
Essa estação é marcada pela presença das flores, temperaturas amenas, maior ocorrência de chuva. Além disso, os dias começam a ficar mais longos, e as noites passam a ser mais curtas. Tudo isso ocorre após o inverno, que tem características muito diferentes: frio extremo e dias mais curtos. Mas o que isso tem a ver com o nome da estação? Bem, ela é a transição da estação mais fria para a mais quente do ano, o verão, que vem do latim veris e quer dizer bom tempo. Os antigos romanos foram os responsáveis por nomear a estação mais colorida de todas, a primavera, que vem do latim primo vere e significa primeiro verão. É um lindo período de renovação e crescimento.
Uma carta escrita por Maria Leopoldina foi crucial para a Independência do Brasil?
Isso mesmo! A princesa, que era esposa de Dom Pedro I, entrou para a história de nosso país por ter escrito para o marido dando-lhe informações e conselhos. A correspondência foi entregue ao monarca justamente no dia em que proclamou a independência do Brasil de Portugal em 1822. O texto original não existe mais, porém ele foi publicado em um folheto em 1826, que foi preservado. Leia um trecho do que estava no papel: Pedro, o Brasil está como um vulcão. Até no paço há revolucionários. Até oficiais das tropas são revolucionários. As Cortes Portuguesas ordenam vossa partida imediata, ameaçam-vos e humilham-vos. O Conselho de Estado aconselha-vos para ficar. E foi o que ele fez, ficou e nos tornou uma nação livre.
O que é a Assembleia Geral da ONU?
A Organização das Nações Unidas (ONU) trata de assuntos relevantes para todo o planeta, e, para isso, tem a cooperação de 193 países. Eles pensam em várias iniciativas para ajudar a humanidade a se desenvolver. Algumas delas são nas áreas da Educação e do Meio Ambiente. Há seis órgãos que formam essa instituição internacional, entre eles, está a Assembleia Geral. Ela reúne os países-membros anualmente na sede da ONU, que está localizada em Nova Iorque. Todas essas nações têm direito a voto nessa reunião, e várias decisões são debatidas, como a administração da organização e a segurança mundial. O Brasil faz parte desse encontro e, normalmente, inicia os discursos.
Existem vulcões no fundo do mar?
Sim, e estão lá bem escondidinhos! Conhecidos como vulcões submarinos, eles são montanhas que se formam nas profundezas e podem entrar em erupção, soltando lava, gases e cinzas. Quando isso acontece, a lava quente se choca com a água fria do oceano e esfria rapidamente, formando outras rochas. Tal fenômeno pode criar novas ilhas e mudar bastante a paisagem lá de baixo. Esses vulcões são cruciais para a vida marinha, porque, ao redor deles, existem fontes hidrotermais, que são fissuras no fundo do mar de onde sai água quente e rica em minerais. Esses ambientes extremos abrigam incríveis ecossistemas, com criaturas diversas e únicas.
Os glaciares da Antártica são importantes para o planeta?
Sim! Glaciares são grandes massas de gelo que se formam ao longo de milhares de anos. Como heróis silenciosos, eles controlam o nível do mar, ajudam a manter o clima equilibrado e até influenciam a circulação dos oceanos. Entenda como esses dois últimos exemplos ocorrem. A Antártica mantém grande parte do gelo da Terra, o que ajuda a regular a temperatura global. O gelo reflete a luz do Sol de volta para o espaço, tal qual um escudo, ajudando a manter o nosso planeta mais fresco. A circulação da água dos oceanos é influenciada quando pedaços de gelo se desprendem e derretem (devido ao efeito estufa), liberando água doce no mar, o que pode afetar as correntes e causar problemas. Preservar os glaciares é vital para manter o equilíbrio climático do planeta.
Como a ajuda pessoas com deficiência?
Ela promove produtos, estratégias e serviços que melhoram a vida desse público. Esses recursos são tão necessários que estão inseridos na Lei Brasileira de Inclusão, 13.146 de julho de 2015. Quer saber alguns exemplos? As rampas de acesso em shoppings e praças, que facilitam a subida e descida de pessoas com deficiência permanente ou transitória, cadeiras de rodas motorizadas, que funcionam à bateria, e softwares que fazem leitura de tela. Esses programas conseguem “ler” em voz alta o que aparece na tela, permitindo às pessoas com deficiência visual navegar na internet, enviar mensagens e até apreciar livros digitais, facilitando o acesso à informação.
Onde está localizada a galáxia Andrômeda?
Essa galáxia é uma vizinha cósmica fascinante da nossa Via Láctea. Está localizada a cerca de dois milhões e quinhentos mil anos-luz da Terra. Mesmo tão distante, Andrômeda pode ser vista a olho nu, ou seja, sem ajuda de objetos. Em noites claras (longe das luzes da cidade), você pode enxergá-la como uma pequena mancha de luz no céu. Ela tem, aproximadamente, 1 trilhão de estrelas! Isso é mais do que o dobro das estrelas da nossa galáxia! Estudá-la nos ajuda a entender mais sobre como as galáxias se formam e evoluem. Além disso, ela está se movendo em direção à Via Láctea, e, daqui a bilhões de anos, elas poderão colidir e se fundir em uma nova galáxia!