A emocionante luta do menino Vicente contra o câncer e o poder de Deus na vida dele
Por: Sandro Miranda I Arte: Claudio Jorge I Fotos: Arquivo pessoal
Uma vitória garantida
O super-herói dos desenhos faz coisas incríveis: fica invisível, voa, dispara raios, lança teias, corre na velocidade da luz. A história desta edição poderia ter sido inspirada nesses cartoons, já que o personagem principal é um menino valente chamado Vicente, e o vilão, como todo malfeitor, tem um nome esquisito: neuroblastoma. Mas a narrativa a seguir passa longe da ficção. É real e mostra que, na vida, não há nada nem ninguém mais poderoso do que Jesus Cristo, pois somente Ele pode realizar milagres!
O vilão neuroblastoma
Vicente tinha três anos quando, em novembro de 2021, seus pais perceberam que ele estava mancando. Então, o pedagogo Diego Fraguas, 37, e a designer gráfica e maquiadora Maria Costa, 42, levaram o filho ao ortopedista, que receitou um anti-inflamatório. O menino melhorou, mas logo começou a sentir dores na barriga. Esses incômodos foram aumentando, no entanto os médicos diziam que era constipação.
Na terceira ida ao hospital, o papai Diego, seguindo a sugestão de sua mãe, Solange Fraguas, insistiu para que realizassem um exame de imagem. Foi nesse momento que os especialistas descobriram uma massa na glândula suprarrenal direita do Vicente. Assim, começava a batalha da família contra o neuroblastoma.
Você deve estar se perguntando: “Mas o que é isso?”. Imagine que dentro do corpo há um esquadrão de células do bem trabalhando para a saúde do organismo. Contudo, às vezes, algumas delas podem falhar e agir de forma perigosa. O neuroblastoma é um tipo de câncer que afeta principalmente bebês e crianças pequenas. Ele se inicia em células nervosas, quase sempre nas glândulas acima dos rins, mas também pode surgir em outras partes do corpo, como abdômen ou peito. Os sintomas variam, incluindo dor, inchaço na barriga, perda de apetite, febre e cansaço. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de cura.
No caso do Vicente, o neuroblastoma se manifestou no nível 4. Isso significa que o vilão estava em vários lugares do corpo, um quadro conhecido como metástase. Felizmente, existem tratamentos para ajudar no combate a esse mal. Tais recursos dão uma força extra para os soldados defensores que vivem no corpo.
O escudo e a espada
Diante desse diagnóstico assustador, os pais de Vicente recorreram à Medicina. Mas, antes da batalha, buscaram primeiro a Cristo. Naquele momento, o Mestre falou ao coração deles por meio da passagem de João 11.4: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus. O que isso quer dizer? “Eu entendi que deveria declarar a cura do meu filho, pois, por meio da vida dele, todos veriam um milagre. Essa Palavra seria o nosso escudo nos momentos de dor e a nossa espada contra o mal”, afirma Diego.
Firmados nessa mensagem, Maria e Diego seguiram com o tratamento médico.
“Os funcionários do hospital me perguntavam se eu só tinha um filho. Afinal, quais chances teria uma criança com o corpo tomado pelo câncer? Mas nunca duvidei da cura do Vicente”, destaca a mãe, com muita fé.
Milagres no campo de batalha
A primeira etapa do tratamento envolveu seis blocos de quimioterapia, uma espécie de super-remédio que age para destruir as células cancerígenas no organismo. Em seguida, Vicente foi submetido a uma cirurgia para a remoção do tumor. Os médicos acreditavam que, possivelmente, ele perderia um dos rins, porque o neuroblastoma normalmente se gruda a esse órgão. Porém, os pais do pequeno mantiveram a fé inabalável em Jesus de que isso não aconteceria.
Durante a cirurgia, os especialistas conseguiram retirar o tumor sem afetar o rim. Que bênção! O tratamento continuou, e Vicente passou por 2 transplantes de medula óssea, 19 sessões de radioterapia e 5 ciclos de imunoterapia Qarziba. Hoje, o gigante Vicente está em remissão, ou seja, livre da enfermidade. “Passamos por momentos difíceis, mas a Palavra permaneceu firme no nosso coração”, afirma Diego. “Quando tudo parecia impossível, eu o pegava no colo e cantava: Então despreocupa, o barco balança e não afunda”, lembra-se Maria.
A obra de Deus na vida do príncipe foi tão linda que seria preciso um livro para contar cada detalhe. Recentemente, ele foi aceito em um estudo nos Estados Unidos para receber o medicamento DFMO, que reduz a chance de retorno da doença de 40% para 3%.
A família compartilhou a notícia nas redes sociais, por meio do perfil @sejogapapai, e muitas pessoas seguem contribuindo para a causa. Desde então, Diego, Maria e Vicente fizeram duas viagens à Pensilvânia (EUA) e terão mais três pela frente.
O herói revelado
O corajoso Vicente, que completa seis anos neste mês, está recuperado. “Jesus me tirou daquele hospital e me curou”, declara o menino. Ele crê tanto nisso que, todas as noites, ora para o Senhor cuidar das criancinhas que estão internadas enfrentando o que ele passou. Vicente e seus pais são gratos ao Criador pelo milagre e à equipe médica, representada pela Dra. Arissa Ikeda, que os apoiou nessa jornada. Eles também louvam ao Altíssimo pelos familiares, amigos e até desconhecidos que os ajudaram. “Jesus é o verdadeiro herói da nossa história”, finaliza Vicente.