Lugar animal!
A Península Valdés é um santuário da vida marinha e terrestre. Confira!
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli e 123RF

Bicho pra todo lado!
Já imaginou ver de perto pinguins, baleias e leões-marinhos em um só lugar? Para encontrar esses bichos em uma mesma localização, basta viajar até a Península Valdés, que fica na Costa Atlântica da Argentina, na província de Chubut. O trajeto é bem longo, já que o local fica há 1350 quilômetros da capital Buenos Aires. O passeio, no entanto, vale a pena, pois Valdés conta com mais de 1500 espécies de animais, bem no meio da Patagônia argentina. Coisa linda!
Patrimônio para todos
Em 1999, a Península Valdés foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na categoria Paisagem Natural. Trata-se de um local espetacular, onde os bichos podem viver livremente. Com uma área de 4.000 quilômetros quadrados, ela é repleta de falésias (encostas) e enseadas (baías). Quem passa por lá, geralmente, hospeda-se em Puerto Madryn, que tem boa estrutura para receber os turistas e fica entre Puerto Pirámides e Trelew. Da cidade, é possível fazer todos os passeios disponíveis.


Próximo das baleias
É de Puerto Pirámides que acontece a maioria dos passeios para avistar baleias. Nas águas azuis do Golfo Nuevo, é possível conferir a baleia-franca-austral nos meses de junho a dezembro, vinda das geladas águas da Antártida. Nessa época, a espécie vai até o local para acasalar e alimentar os filhotes. Os turistas apreciam o animal de dentro da embarcação, por mais de uma hora. As baleias, principalmente os filhotes, passam perto do barco, jorram água pelo respiradouro e realizam mergulhos, para o delírio dos espectadores.

Em meio a leões-marinhos e pinguins
Em Caleta Valdés, há uma enorme colônia de leões-marinhos. Se o dia estiver ensolarado, algumas pessoas se aventuram a dar um tchibum ao lado dos bigodudos. Eles costumam ser mais pacíficos, ao contrário dos elefantes-marinhos, que são sempre temperamentais (desses é melhor manter uma distância razoável, tá!). Se quiser algo mais tranquilo, você pode ir até a Estancia San Lorenzo, que abriga uma grande concentração de pinguins-de-magalhães (fofos demais!). As aves não se importam com a presença humana, desde que não sejam incomodadas. Nada de se aproximar de um ninho, hein!

Que tal uns dinossauros?
Sobrou um tempinho para curtir com a família? Dê uma passada no museu paleontológico de Trelew. A região da Patagônia é considerada um grande sítio arqueológico de dinossauros, recebendo centenas de pesquisadores por ano. É possível ver vários fósseis dos gigantões e aprender bastante sobre eles. Ah, outro passeio legal antes de ir embora é aproveitar o fundo transparente de alguns barcos, pois dá para ver mais uma porção de animais nadando! Uau!
