
Se você não faz ideia do que isso significa, agora vai saber direitinho. Acompanhe a TG nessa explicação!
Por: Maria Gabriela I Arte: Morvan Neto

Evitando surpresas desagradáveis
Você se lembra de quando quis comprar aquele brinquedo incrível, mas, ao descobrir o preço, percebeu que teria de juntar dinheiro para fazer isso? Pois é, sem saber, já começou a entender o que é orçamento!
A palavra orçamento vem de orçar, ou seja, calcular o preço de alguma coisa e ver se dá para pagar. E por que isso é importante? Imagine que você ganhou uma mesada dos seus pais ou avós. Um dia, você compra um sorvete; no outro, um gibi, depois, um salgado no colégio... e, de repente, puf! O dinheiro acabou! Orçamento é um plano para não deixar isso acontecer. É quando anotamos (ou pensamos bem) a quantia que temos e decidimos quanto guardar, quanto gastar e com o quê!
Organização é a palavra-chave
Você já deve ter percebido que ninguém quer ficar sem dinheiro justo na hora de obter algo importante, certo?! E motivos para isso não faltam. Com um orçamento, é possível se organizar melhor, poupar para comprar itens mais caros (como o uniforme do seu time do coração), definir prioridades e fazer escolhas. Criar essa estimativa também ajudará você a valorizar cada centavo que receber e a ter paciência.
Um orçamento pode ser individual ou coletivo. Resumindo: é como montar um plano para conquistar aquele sonho e desenhar um “mapa” capaz de chegar até ele!
José do Egito: o mestre do orçamento na Bíblia!
Agora, segura essa: José do Egito foi como um “ministro da Economia”. O Faraó teve um sonho que apenas José foi capaz de desvendar. O sonho avisava: viriam sete anos com muitas colheitas e, depois, sete anos de fome. Por decifrar esse mistério, José ficou responsável por cuidar do Egito. Sabe o que ele fez? Elaborou um superplano de orçamento para o povo! Durante os anos bons, ele guardou parte dos alimentos e organizou tudo para que, quando viessem os tempos difíceis, ninguém passasse necessidade (Gênesis 41.17-37). Isso, sim, foi um belo planejamento!
Vai uma pizza aí?
Você pode pensar no seu dinheiro como uma pizza (delícia, né?). A primeira fatia vai para gastar com lanches ou brinquedos. A segunda pode ser guardada em um cofrinho. Já a terceira pode servir para ajudar alguém. Cada pedacinho tem um destino. O orçamento ajuda você a dividir essa pizza da melhor maneira, sem comer tudo de uma vez.
Um auxílio bem-vindo
Mesmo que você não veja, seus pais fazem orçamento o tempo todo. Eles escolhem o que pagar primeiro, como guardar dinheiro para a escola ou as férias, e até quando sair para jantar fora. Você pode pedir a eles que lhe mostrem como anotam os gastos (pode ser em um caderno, app ou planilha), o que fazem para economizar e como decidem o que é possível ter ou não. É uma boa chance de aprender em casa e, quem sabe, até ajudá-los com ideias!
Na ponta da língua
Fazer orçamento é coisa de gente sábia e de criança esperta também! Mas não adianta ficar somente na teoria. Coloque tudo no papel e se prepare para conquistar seus sonhos! Sem surpresas, sem sustos e com muita sabedoria, igual ao José do Egito! Daí, quando alguém perguntar: “Como vai o seu orçamento?”, sua resposta será certeira: “Vai muito bem!”.
Brincadeira de criança
Aprender sobre dinheiro pode ser mais legal do que muita gente pensa! Ponha essas duas ideias a seguir em prática e fique fera em orçamento:
1. O desafio da lista de compras
Pegue papel e caneta. Agora, escreva uma lista de compras de faz de conta com um valor fixo (tipo 30 moedas). Tente montar o que conseguir com essa quantia. Vai dar para levar tudo? Quais itens você priorizará?
2. Planejando um dia dos sonhos
Imagine um passeio incrível ao parque de diversões. Quanto custaria o lanche? E o ingresso? Que tal desenhar e planejar esse dia com um orçamento? Isso ajuda a entender o quanto precisará juntar e quanto tempo levará para isso.

