Sara foi uma companheira leal e uma serva temente ao Senhor
Por: Diego FraguasI Arte: Morvan Neto e Freepik
Nome:
Sarai significa uma princesa; o Senhor a chamou depois de Sara, que quer dizer princesa.
Época em que viveu:
cerca de 2100 antes
de Cristo
Texto principal:
Gênesis 11.29–21;12
Versículo-chave:
Pela fé, também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido (Hebreus 11.11).
Mais valiosa que pedra preciosa
Você já ouviu a palavra “virtuosa”? Há um versículo muito conhecido que cita esse vocábulo: Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins. O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará (Provérbios 31.10,11). Sara foi essa pessoa na vida de Abraão, seu marido. Com muita fé em Deus, ela saiu do conforto da próspera cidade de Ur para viajar centenas de quilômetros rumo à Terra Prometida pelo Senhor, sempre ao lado de seu amado, dando-lhe apoio.
Deus protege a Sua serva
Durante a jornada do casal, Sara esteve em circunstâncias difíceis por duas vezes. Uma foi no Egito, quando o Faraó se encantou com a beleza dela e a quis para ele (Gênesis 12.10-19; 20.1-8). Outra, em um lugar chamado Gerar. Na ocasião, o rei Abimeleque se interessou por ela também. Mas o Todo--Poderoso, que tem o controle de tudo, livrou a Sua serva daquelas situações, não permitindo que tocassem em um só fio de cabelo dela (Gênesis 20.1-18). O Altíssimo sempre chega na hora certa!
Há algo impossível para o Senhor?
Sara não podia ter filhos. Imagine a tristeza que ela sentia por não poder gerar um bebê! Porém, Deus tinha prometido a ela e a Abraão um herdeiro. Antes de confiar nessa promessa, Sara riu de descrença, porque, além de não poder engravidar, era avançada em idade. Isso mesmo! Ela achou graça do que o Altíssimo falou para o seu esposo. No entanto, o Criador, com a Sua eterna sabedoria e cuidado, respondeu a esse comportamento questionando-a: Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? (Gênesis 18.14a). Sabemos que não!
Rumos diferentes
Por ter a consciência de que Deus queria fazer de Abraão uma grande nação (Gênesis 12.2), Sara tentou viver os planos do Onipotente pelo próprio entendimento. Contudo, quando Isaque estava em seus braços, ela compreendeu que só o Senhor tem o domínio do tempo e disse: Deus me tem feito riso; e todo aquele que o ouvir se rirá comigo (Gênesis 21.6). Esse momento deve ter sido tão único e iluminado para Sara. Dessa vez, seu riso foi de felicidade!
Ela aprendeu a confiar
A trajetória de Sara com Deus foi construída aos poucos, a cada acontecimento em que o Senhor mostrava estar firmemente com ela e Abraão. Foi uma serva obediente, mesmo tendo suas falhas como humana. Porém, não há o que falar dela como mãe e esposa. Sara se doou intensamente durante mais de 60 anos de casamento, recebeu seu presente, o filho da promessa, e é lembrada como um exemplo de mulher (1 Pedro 3.1-6).
O que aprender com a história de Abraão:
– Tenha paciência diante das promessas de Deus. Se o Criador falou, Ele cumprirá!
– O que é impossível para o ser humano é possível para o Senhor.
– O Altíssimo realiza os planos dEle de uma maneira que, muitas vezes, você não entende.
– Ore, confie e creia no Deus de Abraão, Sara e Isaque.