Conheça o pequeno gigante que dança no ar e protege nossas flores
Por: Sandro Miranda I Arte: Eric Codo
Pequeno gigante na natureza
Nosso amigo desta edição é pequenino e leve, mas possui energia e agilidade impressionantes. Com tamanha habilidade, o beija-flor ajuda muito a fauna, contribuindo para manter os ecossistemas saudáveis. Você sabia da importância dele para a natureza?
Ficha do animal
Onde vive:
principalmente nas Américas, com uma diversidade maior nos trópicos, em especial na América Central e América do Sul
Tamanho:
de 6 a 15 centímetros, podendo ser mais ou menos
Alimentação:
néctar no interior das flores
Características e hábito:
habilidade de voo, incluindo a capacidade de voar para trás, realizar voo estacionário e executar manobras aéreas complexas
De flor em flor
O beija-flor é um agente especial. Quando ele visita as flores para saborear o néctar, seu corpinho fica coberto de pólen. Ao voar de flor em flor, ele espalha esses grãos para outros lugares, dando a oportunidade para novas plantas crescerem e se reproduzirem. Isso não é lindo? Imagine só, sem o beija-flor, muitas frutas e flores que amamos não existiriam.
Visitante cheio de cor
Conhecidos também como colibris, os beija-flores são membros da família Trochilidae e têm uma incrível variedade de espécies, cada uma com suas cores e características. Eles podem ser vistos em vários habitat, como florestas tropicais e cerrados, mas são especialmente atraídos por áreas com flores coloridas e néctar abundante. Sendo assim, podem ser observados até no quintal da nossa casa. Você já viu algum beija-flor de perto?
Em uma aventura pela Mata Atlântica, um tesouro natural do nosso país, é possível encontrar o beija-flor-rajado (Ramphodon naevius). Esse morador especial é considerado o gigante entre os beija--flores do bioma, podendo medir de 14 a 16 centímetros. Sua presença é um lembrete da necessidade de conservação da Mata Atlântica, que enfrenta ameaças.
Bico longo e voos fenomenais
Seu bico longo e fino é adaptado para alcançar o néctar lá no fundo das flores. Ele tem uma língua extensível em forma de tubo, como um canudinho, que extrai essa solução doce de maneira eficiente. Olhando de longe, pode até parecer um beijo demorado, mas, na verdade, a ave está apenas se alimentando. E não é só de néctar que vive o beija-flor. Ele também se delicia com pequenos insetos, que são proteínas essenciais para a sua saúde. O mais incrível é que esse animalzinho consegue se alimentar enquanto voa, sem perder o controle!
O colibri é capaz de voar em alta velocidade, batendo as asas tão rápido, mas tão rápido, que mal conseguimos enxergar o movimento. Acredite se quiser, são nada menos do que 50 a 80 batidas por segundo! Tudo isso porque as asas dele são fixadas ao corpo por um único osso do ombro, permitindo que elas girem quase 180 graus. Desse modo, o beija-flor pode voar para frente, para trás, para os lados e fazer manobras aéreas difíceis, como dar giros e mergulhos e até mesmo pairar no ar, enquanto busca algo para comer e afugenta intrusos do local onde vive.
Ninhos feitos com amor
Quando se trata de reprodução, o beija-flor é um mestre construtor de ninhos! A fêmea tece uma casinha em forma de taça, usando materiais, como teias de aranha, musgo e fibras vegetais. Depois de construí-la, ela põe dois ovos pequenos, incubados por cerca de duas semanas. Uma vez nascidos, os filhotes são alimentados com néctar e insetos pela mãe até estarem prontos para voar sozinhos e explorar o mundo que Deus nos deu. Que espetáculo!
Proteção à espécie
Algumas espécies de beija-flor enfrentam ameaças devido à perda de habitat e mudanças climáticas. A mais recente classificação da Lista Vermelha da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) aponta quatro membros da família dos beija-flores como “vulneráveis”, um deles é o garganta-rosa-brilhante (Heliodoxa gularis). A conscientização sobre a importância da conservação da moradia desses bichinhos é essencial. Assim, o beija-flor continuará seu trabalho tão bem feito de agente polinizador.
Coração valente
Um fato curioso: o coração de um beija-flor pode bater até 1.200 vezes por minuto quando em voo. Esse metabolismo extremamente rápido requer uma dieta reforçada, que inclui uma quantidade de néctar equivalente a até três vezes o seu próprio peso corporal, além de outros nutrientes. Isso faz com que ele tenha de visitar centenas de flores por dia. Dá para acreditar?
Do menor para o maior!
O menor beija-flor do mundo é o beija-flor-abelha (Mellisuga helenae), também conhecido como zunzuncito, encontrado principalmente em Cuba. Ele mede cerca de 5 a 6 centímetros de comprimento, o equivalente ao tamanho médio de um dedo mindinho de um adulto. Por outro lado, o título de maior beija-flor vai para o beija-flor-gigante (Patagona gigas), também conhecido como pica-flor gigante, que vive nos Andes. Essa ave pode medir até 23 centímetros de comprimento, o que seria quase o tamanho de uma régua escolar. Incrível, né?
16 Comments
Amei. Histórias maravilhosas, sobretudo as bíblicas.
Que bom que amou, Eliete , porque também amamos o que fazemos! Todo nosso trabalho é para honrar e louvar o Nome de Jesus. A paz!
Eu amo deija flores hoje (15 / 5 / 24) passaram doiis nos fundos da minha casa
Eles são tão fotos
Olha que interessante! Você ler a matéria do Muito Animal e dois beija-flores passarem no fundo da sua casa. Eles são muito lindos mesmo, criações perfeitas de Deus!
Muito inteligente!
Que legal esse texto! Já cuidei de filhotes de pássaro que caíram do ninho e soltei quando ficaram grandinhos, mas de beija-flor ainda não… Acho que é porque eles são fortes e espertos… São incríveis!!
Espero ler outros textos assim. Bjos!
Sim, são muito espertinhos! Agradecemos o comentário, Estela!
Olá Graça Kids, somos alunos da Escola Teresinha Bombonati. Lemos o texto sobre os beija-flores em sala de aula para fazer uma atividade sobre carta de leitor. Achamos esse texto muito interessante, maravilhoso, importante e muito bem explicado. Parabéns pelo seu trabalho. Um abraço.
Alunos do 3º A e Professora Queila.
Olá, professora Queila! Que honra ter um comentário de uma professora em nossa página! Ficamos muito contentes pelo seu relato, porque nos empenhamos muito ao fazer um material de qualidade com informações também de qualidade para as crianças. Deus a abençoe!
Olá pessoal da graça Kids, a professora nos ensinou a respeito da carta do leitor e mostrou-nos o texto “A força do beija-flor”. Queremos dizer que gostamos bastante e aprendemos diversas curiosidades sobre os beija-flores. Sugerimos que falem também sobre a libélula.
Obrigado!
Alunos do 3° ano B da escola municipal Teresinha Bombonati- Birigui/SP
Olá, alunos do 3° ano B da escola municipal Teresinha Bombonati e professora! Que maravilha terem gostado do que elaboramos com tanto carinho. Os textos são muito bem pensados para levar excelentes informações para vocês. Gostamos da sugestão da libélula, viu. A paz!
Graça kids, olá!
Nós do 3°ano D da Escola Municipal Teresinha Bombonati de Birigui – SP, gostamos muito de saber sobre o Beija-flor. As informações sobre as espécies, tamanhos e o jeito que realiza seu vôo e manobras foram bem interessantes. Gostamos de saber que ele se cuida ajudando a natureza.
Queremos agora saber mais sobre as corujas.
Um grande abraço do 3°D e professora Daiane Jácome
Ótima sugestão, 3°ano D! Gostamos muito de saber que apreciaram o texto sobre o beija-flor. Deus abençoe cada um de vocês!
Olá, pessoal da Graça Kids! Nós somos alunos do 3° ano E da Escola Teresinha Bombonati em Birigui- SP. Amamos conhecer as curiosidades dos beija-flores, é muito interessante a capacidade de manobras que eles conseguem realizar! Gostaríamos que vocês continuassem postando outras curiosidades sobre o mundo animal. Um forte abraço da nossa turma!!!
Ficamos imensamente felizes com esse comentário, alunos do 3° ano E da Escola Teresinha Bombonat e professora! Nossa intenção é levar informações de qualidade para as crianças! Deus os abençoe!
Olá Graça Kids, somos alunos do 3° ano C da Escola Teresinha Bombonati, localizada em Birigui- SP. Gostamos muito de aprender sobre as características dos beija-flores. Eles são fascinantes e as manobras que fazem são maravilhosas.
Abraços.
Alunos do 3° ano C da Escola Teresinha Bombonati, nós da Graça Kids ficamos imensamente felizes por vocês terem gostado do conteúdo. Agradecemos o comentário de vocês e da professora Silvia em nosso site. A paz!