O continente americano é dividido em três subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul (onde está o Brasil). O início da nossa jornada será pela América do Norte.
Por: Sandro Miranda | Arte: Freepik
De tirar o fôlego!
A América do Norte possui uma área de cerca de 24 milhões de quilômetros quadrados. Para você ter uma ideia, dentro dela caberiam mais de 3 bilhões de campos de futebol. Dá para imaginar? Mais de 500 milhões de pessoas vivem por lá, distribuídas nos Estados Unidos, no Canadá, no México e em ilhas e territórios. Com isso, fica fácil perceber a riqueza cultural presente na região. Essa diversidade se deve à sua formação histórica, resultado da mistura de diferentes povos, incluindo os indígenas, os colonizadores europeus (principalmente ingleses, franceses e espanhóis) e os africanos. Essa fusão deu origem a uma sociedade diversificada, com influências percebidas na gastronomia, na música e nas tradições.
Paisagens de todos os tipos
A geografia da América do Norte engloba desde a impactante cadeia das Montanhas Rochosas – que se estende pelos Estados Unidos –, até os áridos desertos do sudoeste americano. Ao norte, no Canadá, existem exuberantes florestas boreais, lar de uma rica vida selvagem. Ao sul, no México, o clima quente e úmido durante boa parte do ano é ideal para o cultivo de frutas tropicais. Esse subcontinente é marcado pela presença do rio Mississippi, que desempenha um papel importante na agricultura, além dos Grandes Lagos, responsáveis por fornecer água potável para milhões de pessoas. Uau!
Animais impressionantes
Fé e inspiração
A América do Norte, especialmente os Estados Unidos, tem uma forte tradição protestante. Personalidades, como Martin Luther King Jr., que lutou pelos direitos civis, e Billy Graham, um famoso evangelista, são exemplos contemporâneos dessa influência religiosa. No campo cultural, gêneros musicais, como jazz, blues, rock e hip-hop influenciaram artistas do mundo inteiro. Já a indústria cinematográfica de Hollywood é conhecida por sua grandiosa produção de filmes. Quem nunca ficou de queixo caído com um efeito especial no cinema? Grandes sucessos de bilheterias mundiais são produzidos por lá.
Diversidade que move o mundo
Esse subcontinente abriga povos de todas as partes do globo. Desse modo, há uma variedade de etnias, tradições e línguas. O inglês, o francês e o espanhol estão entre os idiomas mais falados. Porém, não podemos desconsiderar as línguas indígenas, tão importantes para as nações. No que diz respeito à economia, cidades, como Nova York, Cidade do México e Toronto, ganham destaque.
Fique sabendo...
– O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial. Ele é tão grande que possui seis fusos horários!
– O México abriga o menor vulcão inativo no mundo: o Cuexcomate, que tem apenas 13 metros de altura e fica em uma pracinha na cidade de Puebla.
– A maior ilha do mundo, a Groenlândia, fica próxima do continente americano, mas é um território autônomo e pertence à Dinamarca (país da Europa).
– Algumas das mais importantes cidades da América do Norte ficam próximas dos Grandes Lagos, na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos. São eles: lago Superior, lago Michigan, lago Huron, lago Erie e lago Ontário.