Por: Natan Souza | Arte: Banco de imagens Graça Kids e Freepik
O rei compositor
Você consegue se lembrar de algum personagem bíblico que era compositor? Não dá para falar desse tema sem mencionar o rei Davi, certo? Além de ter sido pastor de ovelhas, ele derrotou um gigante, reinou sobre Israel e agiu segundo o coração de Deus (Atos 13.22). Para completar, foi um músico talentoso e um harpista de primeira! Davi tocava sua harpa e escrevia Salmos para o Senhor.
De geração em geração
Os Salmos de Davi eram, em grande parte, destinados a serem cantados ou recitados com acompanhamento musical. Embora não existissem partituras na época, as melodias e letras desses cantos poéticos foram preservadas ao longo dos séculos pela tradição oral, sendo passadas de geração em geração nos cultos.
Você sabia que as composições antigas e as atuais têm muito em comum? Assim como nos cânticos contemporâneos, nos Salmos, estão incluídos louvor, adoração e confissão, súplicas e expressão emocional.
Organizando as ideias
Tal como Davi, os compositores cristãos de hoje organizam suas ideias de maneira que façam sentido, utilizando uma cadência rítmica específica, o que leva as pessoas a interagirem com palmas e danças. Eles também valorizam a repetição, como no caso dos refrões. Esses versos ajudam a lembrar das palavras e correspondê-las dentro da música.
Instrumentos do passado e do presente
Na época de Davi, os instrumentos usados incluíam liras, harpas e címbalos. Atualmente, são utilizados violões, teclados e baterias. A ideia é a mesma: criar melodias que toquem o coração dos ouvintes e sejam cantadas em louvor a Deus.
Linguagem e expressão
Quem se dedica à arte da composição também se inspira no maior rei de Israel e, da mesma forma que ele, busca expressar suas emoções e experiências por meio da música. Os compositores seguem valorizando o uso das metáforas e da linguagem poética para transmitir as mensagens de modo que agradem ao Todo-Poderoso.
Música e comunidade
Por fim, a música tem uma função importante na sociedade. Como nos tempos de Davi, ela ajuda a unir as pessoas em um propósito comum. Quando todos cantam, sentem que fazem parte de algo maior, seja em comunidade, como na igreja e na escola, seja em casa com a família. Viu como, em qualquer tempo, as canções têm o poder de nos conectar?
Meditando nos Salmos
Que tal meditarmos nos Salmos de Davi? Podemos utilizar as características aprendidas para criar nossas próprias composições! Falar dos atributos de Deus, sobre como Ele é bondoso, amoroso e misericordioso! Então, mãos à obra! E lembre-se: sempre que decidir compor, saiba que está seguindo uma tradição superespecial, que começou há séculos! Agora é com você! Até a próxima!