Melodia: um som de cada vez!
Por: Natan Souza I Arte: Eric Codo e Claudio Jorge
Para a gente caminhar, é necessário dar um passo de cada vez, certo? Assim também acontece com a música. Sua execução só é possível graças à melodia, isto é, a combinação de sons sucessivos (dados uns após outros). Junto à harmonia e ao ritmo, é ela que dá estrutura ao que ouvimos pelo rádio. De maneira prática, a melodia representa a parte na qual é possível cantarolar. Isso porque as letras das canções, em geral, expressam as melodias principais que possuem. Vale ressaltar que a emissão de notas definidas ocorre por meio de um instrumento, do canto e da fala. Por isso, um poema pode se tornar uma canção, quando as falas são organizadas de forma melódicas. Bem legal, né?
Na partitura, a melodia é demonstrada por meio de notas em sequência para que sejam tocadas em série. Por aparecer de forma linear, recebe o nome de parte horizontal da música. Veja abaixo um exemplo de melodia escrita e como ela deve ser tocada na prática.
Acompanhe também o vídeo para que possa saber mais sobre o assunto.
Você também pode pedir ao seu responsável que grave um vídeo seu cumprindo a tarefa e mande para o e-mail: correio@turminhadagraca.com.br Quem sabe ele não aparece nas redes sociais da Graça Kids? #MusicandoTurminha