Bella Itália!
Conheça a Toscana, uma das regiões mais encantadoras da Itália!
Por: Sandro Miranda I Arte: Banco de imagens Graça Kids e 123RF
Arte e ciência no mesmo lugar
Michelangelo, Leonardo da Vinci e Galileu Galilei são personalidades que marcaram a arte e a ciência. Sabe o que eles têm em comum? A Toscana! É isso mesmo! Todos vieram dessa parte da Itália central, o que já mostra a relevância dela para o cenário mundial. Com uma área de 22.997 quilômetros quadrados, a Toscana é um pouco maior que o estado de Sergipe, no Brasil. Sua população, com cerca de 3,7 milhões de pessoas, vive em um clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos. Algo instável!
Patrimônio riquíssimo
Quem visita o lugar pode conferir vários pontos declarados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. São eles: o centro histórico de Florença, sua capital e principal cidade; a praça da Catedral de Pisa e sua incrível torre inclinada – você já deve tê-la visto pela TV; o centro histórico de Siena, a pequena Sam Gimignano, o casario medieval de Pienza, as colinas curvas de Val de Orcia e as 12 vilas e jardins que pertenceram à família Medici. A cidade italiana conta ainda com 120 reservas naturais protegidas. Trata-se de um dos lugares mais procurados do mundo para ver o pôr do sol.
De olho na História
Há diversas atrações para os turistas, que incluem praias, montanhas, colinas, entre outros. Além disso, é possível conhecer uma variedade de museus, igrejas e monumentos importantes para a História. Um dos destinos imperdíveis para as crianças é o Museu Galileu Galilei, em Florença. Fundado em 1930, ele reúne objetos antigos de duas famílias conhecidas na Itália, os Medicis e os Lorenas. Por lá, existem instrumentos que eram usados para medir o tempo, como relógios dos séculos passados. Há ainda o telescópio com o qual Galileu descobriu, em 1609, os montes Apeninos lunares e os satélites de Júpiter. Para quem gosta de estudar ciências, é o passeio perfeito!
Vai uma escalada?
Se você curte aventura, saiba que pode escalar torres na Toscana. E não faltam opções! San Gimignano, por exemplo, é conhecida como a cidade das torres. Suas construções simbolizavam poder e riqueza. Mas atenção! É importante verificar a altura do paredão de pedra que pretende enfrentar para que não sofra nenhum acidente. A maioria das escaladas é aconselhada para crianças acima de oito anos e para pessoas que não tenham problemas de saúde.
De dar água na boca!
Caso passe um dia pela Toscana, não deixe de provar os pratos típicos locais. Quem vive por lá ama pão, só que o deles é sem sal. No entanto, o alimento não é insípido, pois sua fermentação natural faz com que tenha um sabor especial. Por falar em pão, ele faz parte da receita de algumas sopas, como a ribollita (refervida), que também leva legumes e feijão. É um caldo forte e de fácil preparo. Outro prato de destaque é a bisteca alla fiorentina (bisteca grelhada). Como você pode ver, a Toscana é um lugar cheio de curiosidades. Que tal pesquisar mais sobre ela, hein?