

Desvende essa emoção e aprenda a transformá-la em seu coração!
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli
Ciúme é bom ou ruim?
Se existe uma emoção que todo mundo já sentiu em algum momento é o ciúme. Ele aparece quando temos medo de perder algo ou alguém. No fundo, isso demonstra que aquele objeto ou aquela pessoa são muito importantes para nós e, por isso, não queremos dividi-los com ninguém. Um pouquinho só de ciúme é aceitável, mas, em excesso, pode atrapalhar e ser ruim à beça!
Meu brinquedo não!
O ciúme pode nascer de uma insegurança, da comparação com os outros ou até do receio de não ser amado o suficiente. Por exemplo: alguém deu um abraço na sua mãe ou no seu pai, e você não gostou disso por achar que é o único que pode abraçá-los. Ou, então, um primo ou amigo entrou no seu quarto, e você não o deixou mexer em nada por medo de que ele quebrasse algo.
Os cientistas acreditam que, quando sentimos ciúme, o cérebro ativa áreas ligadas à ansiedade e ao estresse, liberando hormônios como o cortisol. Isso pode afetar tanto a nossa saúde mental quanto os nossos relacionamentos.
Importante dormir cedo?
Um estudo divulgado em junho de 2025 pela Academia Americana de Medicina do Sono (AASM, a sigla em inglês) revelou que quem não dorme bem tende a sentir mais ciúme e ficar mais vulnerável: sente dificuldade de confiar, teme ser rejeitado e apresenta quedas na autoestima. Por isso, quando seus pais disserem que está tarde e mandarem você ir deitar, obedeça a eles! Dormir bem é fundamental para a saúde física, mental e emocional.
O ciúme na história de José
A Palavra de Deus põe o amor bem longe do ciúme: Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso (1 Coríntios 13.4 − NTLH).
Os irmãos de José, por exemplo, não tiveram amor por ele. Pelo contrário, deixaram-se levar pelo ciúme e pela inveja que tinham do jovem e o venderam (Gênesis 37). No entanto, quem ama é caridoso e respeita o espaço do seu semelhante.
Como lidar?
A pessoa quando sente ciúmes fica triste e insegura, podendo expressar essas sensações da pior maneira – “sufocando” o outro. Ao perceber que seu coração está sendo tomado dessa forma, experimente confiar em quem você ama. É importante também se lembrar de que cada ser humano é único e insubstituível. Bom mesmo é buscar forças em Deus para controlar os sentimentos ruins, orando e pedindo a Ele sabedoria.
Carta da emoção:
Que tal pegar papel e caneta e escrever uma carta para o Senhor quando sentir alguma emoção que não seja legal? Se for ciúme, fale tudo, tudo mesmo, para Ele e, ao final, agradeça por aquele incômodo já ter saído de você.




